Na manhã desta terça feira (09), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita do secretário adjunto de Saúde do Maranhão, Carlos Vinicius Ribeiro. A equipe técnica composta por membros da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), visitou as instalações do Complexo Hospitalar Gentil Filho, e o anexo UNACON, com vistas à manutenção dos leitos de UTI Covid-19, como foi acordado em reunião do prefeito Fábio Gentil, e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula na semana passada.

As equipes foram recebidas pela direção do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Comitê de prevenção e Enfretamento ao novo coronavírus , secretário municipal de saúde, e vereadores. A coordenadora de planejamento da secretaria municipal de saúde de Caxias, Mônica Gomes falou que a visita foi para a elaboração do diagnóstico situacional dos leitos de covid-19. “A intenção é que se estreite esta parceria e, logo nos próximos 15 dias, estejamos com os leitos ampliados, tanto de terapia intensiva, quando de retaguarda, e suporte ventilatório” explicou a coordenadora.

Carlos Vinicius Ribeiro, secretário adjunto de saúde do estado, relatou que foi uma visita técnica para avaliar a estrutura, o espaço, a capacidade de ampliação e levar a demanda ao governador, para que assim ele possa deliberar sobre o início dos trabalhos aqui. Ressaltou que tem feito isso em várias regiões do estado, fazendo parceria com município, aproveitando estruturas já existentes para o combate a pandemia.

“A ideia é entrarmos com tudo que se fizer necessário: RH, UTI, equipe médica, material e medicamentos, manutenção, hemodiálise, leitos, e oxigênio se for necessário; sendo uma gestão independente, onde pegamos uma estrutura já existente e vamos manter, sem ônus para o município. A equipe técnica do estado também vira ao município”, disse Carlos Vinicius, secretário adjunto de Saúde do estado.

O presidente da Câmara Municipal, Teódulo Aragão, que também participou da visita, lembra que a Câmara está acompanhando e colaborando com a melhoria do trabalho da gestão municipal. “Assim como na sessão da Câmara, frisamos bastante a parceria que o prefeito tem buscado junto ao governo do estado, e, hoje o governo está aqui representado através de sua equipe, tratando do que pode ser feito em nosso município, e a câmara acompanha toda essa movimentação, para ver de perto o que está sendo feito em benefício da população. Não é apenas uma parceria entre o prefeito Fabio Gentil e o estado, mas sim uma parceria visando salvar vidas” finalizou.

O secretário municipal de saúde Carlos Alberto Martins, destacou que é uma primeira reunião técnica, após o acerto do prefeito com o governo do estado, que na reunião se iniciou a discussão do serviço de UTI Covid-19 e enfermaria. “Estaremos fazendo juntos o trabalho, certamente o estado estará assumindo a parte a qual se comprometeu e, nós do município, estaremos melhorando cada vez mais o serviço. O Brasil inteiro acompanha nos noticiários, o estrangulamento do sistema de saúde em nível nacional, e nós teremos que ter a melhor expertise, para que possamos salvar o maior número de pessoas possível”, lembra Carlos Alberto Martins, secretário municipal de Saúde.