A Prefeitura de Caxias, segue com a entrega dos títulos de propriedade dos terrenos para os moradores da Vila Esperança. Os moradores da comunidade, desde a última terça-feira (09) começaram a realizar um sonho alimentado há mais de 20 anos, que era o de serem proprietários de direito, dos locais onde moram. A gestão municipal, criou o programa ‘De Fato e de Direito’, dentro da Coordenação de Regularização Fundiária para tornar o sonho possível de realização.

“Hoje esse momento representa muita coisa, porque eu não tinha casa. E, graças a Deus recebi o título da nossa terra. O prefeito está de parabéns e nós também”, disse José de Arimatéia, morador da Vila Esperança.

“É um momento de vitória por essa conquista. Eu quando comecei lá não tinha rua, mas hoje é uma vitória importante”, destaca José de Sousa Alves, morador da Vila Esperança.

“Eu agradeço a Deus e ao Prefeito, porque foi uma grande luta. Mas graças ao meu bom Jesus estamos conseguindo realizar esse sonho”, lembra José da Silva, morador da Vila Esperança.

Ao todo são 182 famílias, que foram cadastradas e tiveram todo o processo finalizado, e agora estão merecidamente recebendo os seus títulos. As entregas estão sendo realizadas mediante o contato prévio da coordenação, por telefone e com cada morador, para que um grupo pequeno vá receber pessoalmente na sede da Coordenação de Regularização Fundiária, na Rua Siqueira Campos, Centro de Caxias (MA), para evitar aglomerações.

“O sentimento de hoje é só de muita alegria. Porque a gente perde o medo de investir. Agora é uma alegria que a gente pode investir sem medo. Muito obrigado”, disse José de Ribamar, morador da Vila Esperança.
“Com isso, a regularização espera que muitas outras melhorias possa chegar à comunidade. Eu sei que o processo de regularização já trouxe muitas melhorias para a comunidade, como coleta de lixo e abertura de ruas, trouxe alguma dignidade para a população que antes era vista como invasora, mas no momento em que acontece a regularização nós trazemos a felicidade aos moradores”, lembra Ronyara Pimentel, coordenadora de Regularização Fundiária.

Os trabalhos estão sendo realizados até que todos os moradores recebam seus documentos devidamente registrados em Cartório.

“Eu estou muito feliz em estar recebendo o documento da minha casa”, disse Keila Pereira da Silva, moradora da Vila Esperança.

“Para mim foi uma grata satisfação porque as famílias estão realizando um sonho. Esse sonho já vinha há muito tempo. O Projeto de Lei tinha que passar pela Câmara Municipal e a criação da Regularização Fundiária foi importante para que esse projeto saísse do papel. E, hoje a gente pode ver a alegria das pessoas. Eles estão saindo da Regularização Fundiária com a alegria no rosto e a garantia de dizer que aquela área é deles. Começamos pela Vila Esperança, uma área que tivemos uma atuação forte enquanto vereador, uma área que temos uma paixão. Mas a cidade toda de Caxias será beneficiada, para que a cidade esteja regularizada, no que tange a documentação”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.