A Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA), no bairro Pirajá, estar dando suporte ao Complexo Hospitalar Gentil Filho, devido a grande demanda de pacientes que estão dando entrada no mesmo. Assim como outros profissionais de saúde, o diretor da UPA solicita que a população ajude no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Antes de falar da UPA, queremos pedir que as pessoas não promovam aglomerações. Mais do que nunca eu peço a população de Caxias, que nos ajude nesse sentido. Dê um reforço na máscara e álcool em gel. Já diz o ditado, que uma andorinha só não faz verão. Está na hora de ajudarmos uns aos outros, consequentemente nós vamos ajudar nossos pais e nossos avós. É uma doença que em mim age de um jeito, e em outra pessoa age de outra forma. Infelizmente agora a doença se intensificou e até crianças está sendo atingida”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.

Trabalho em rede
A UPA embora não esteja mais recebendo internação de pacientes para casos de covid-19, realiza outros atendimentos de urgência, que ajudam a estabilizar o paciente, até que ele seja encaminhando para o atendimento mais adequado, no Complexo Hospitalar.

“Uma gestão de saúde para dar certo tem que se trabalhar em rede. Se todos trabalham juntos tem tudo para dar certo, e todo mundo ganhar juntos. Então, devido a alta de casos de covid-19 no Complexo Hospitalar a UPA vem dando suporte, mas agora, mais do que nunca a população conta com a ajuda da UPA. Aqui nós contamos com enfermeiros, médicos, e outros profissionais, onde nós atendemos pequenos casos, nós vamos atender os caxienses, deixando o Complexo Hospitalar para esses casos mais graves. Nós temos uma equipe multidisciplinar, preparada para receber vocês. E, ainda que ainda não façamos internação, ou algo relacionado ao covid-19, se você passar mal, nós fazemos os primeiros atendimentos e depois encaminhamos para o complexo hospitalar”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.

A UPA conta com mais de 100 profissionais à disposição dos caxienses, que mesmo em tempo de pandemia, estão trabalhando para bem prestar atendimento aos caxienses, ou as pessoas que mesmo sendo de outros municípios procuram a cidade para receberem atendimento. Atualmente várias situações estão sendo atendidas.

“Desde dor de cabeça, até uma dor na unha, no dente, estamos aqui para atender à todos vocês”, destaca Leosk Pinto, diretor da UPA.