A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus, que iniciou pelo grupo de idosos acima de 90 anos, 85 e 75 anos, nessa quinta-feira (18) passou a vacinar idosos a partir de 73 anos. A imunização está acontecendo nas instalações do Ginásio de Esportes Governador João Castelo. Nesta sexta-feira (19), dia de São José, as vacinas serão administradas normalmente.

“A orientação continua sendo a mesma, que os idosos apresentem as documentações exigidas. Lembrando que nesta sexta-feira (19), dia de São José, vai está funcionando normalmente a vacinação, nos mesmos horários, das 08h às 17h. Para que o fluxo seja atendido mais rápido, nós temos os acadêmicos e enfermeiros nos ajudando”, lembra Maria Rita, enfermeira.

“Eu me senti muito feliz em ser vacinado. Mais de 200 mil mortes já aconteceram, e a gente poder se vacinar é uma alegria para continuar vivo”, disse seu Raimundo Nonato, aposentado morador da Volta Redonda.

“Eu já estou tomando a segunda dose. E, estamos aqui para seguir a vida em frente. O que queremos é isso”, lembra Maria Zeneide, aposentada.

Ao todo 50 vacinadores se revezam durante todo o dia para dar conta da demanda de pessoas, que a cada faixa etária, só aumenta. Caxias tem mapeada a população, conforme a faixa etária: São 3.201 pessoas acima de 80 anos; 2284 idosos de 75 a 79 anos; 5.123 pessoas entre 60 e 64 anos; 4.049 pessoas entre 65 a 69 anos; 3286 pessoas entre 70 e 74 anos. Nestas faixas etárias citadas, Caxias tem um total de 17.943 pessoas.

Quanto as doses que chegaram e as que já foram administradas, os números fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Município, estão assim distribuídos:

DOSES DAS VACINAS RECEBIDAS E ADMINISTRADAS.
1. Doses recebidas da vacina CoronaVac: 10.842 doses.
2. Doses recebidas da Vacina Oxford/AstraZeneca: 3.640 doses.
3. Total de doses de vacinas recebidas: 14.482 doses.
4. Total de doses aplicadas: 12.062 doses.

A gestão municipal lembra aos caxienses, que assim que as vacinas forem chegando ao município, a faixa etária de vacinação vai diminuindo. Dessa vez, idosos a partir de 73 anos já podem ser imunizados. A gestão segue o Plano Nacional de Vacinação e dá preferência aos grupos prioritários.

O horário de vacinação, segue das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira. No ato da vacinação, o idoso deve estar com os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, um documento de Identificação com foto, além do comprovante de residência. Do lado de fora do Ginásio está funcionando o Drive Thru, para as famílias que desejam vacinar seus idosos dentro dos veículos. Agentes de trânsito e a Guarda Municipal, também dão suporte ao trabalho dos profissionais de saúde.