A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, deu continuidade nessa sexta-feira (19), dia de São José, à vacinação contra a covid-19.

“A orientação continua sendo a mesma, que os idosos apresentem as documentações exigidas. Para que o fluxo seja atendido mais rápido, nós temos os acadêmicos e enfermeiros nos ajudando”, lembra Maria Rita, enfermeira.

“Eu acho importante tomar a vacina para que a gente possa se prevenir. A doença está matando muita gente, e as pessoas não estão acreditando. Nós estamos sempre nos cuidando. Os jovens não estão se cuidando, estão levando a doença para os idosos. A gente fica no engenho D’água, mas não recebemos visitas, para evitar a doença”, frisa Socorro Sousa, moradora do povoado Engenho D’água, filha de seu Raimundo Paiva de 105 anos, que também foi vacinado.

Os trabalhos seguem normalmente, sendo realizados pelos vacinadores que se revezem para que não tenham pausa, mesmo no horário de meio dia, no intuito de que todas as famílias possam ser assistidas. Uma equipe trabalha pela manhã e outra na parte da tarde, para que os trabalhos ganhem celeridade.

“A vacina é importante, porque mesmo que a pessoa venha a pegar posteriormente, a doença não chega tão forte, como chega para aquelas pessoas que não tomaram. Mas, o que a gente quer, é que ninguém pegue a doença, e todos fiquem protegidos. Eu já peguei essa doença, e tenho medo de pegar de novo. É uma coisa que todo mundo quer é ser vacinado, lembra dona Iara Sousa, enfermeira aposentada.

A Prefeitura de Caxias reforça que a faixa etária prioritária no momento, que é a partir de 73 anos. A gestão segue o Plano Nacional de Vacinação e dá preferência aos grupos prioritários. Sempre que a faixa etária diminui, para contemplar mais pessoas, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informa por meio das páginas oficiais da Prefeitura de Caxias.

O horário de vacinação seguiu normalmente nessa sexta-feira, das 8h às 17h. No ato da vacinação, é importante que o idoso esteja munido com os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, um documento de Identificação com foto, além do comprovante de residência. Do lado de fora do Ginásio está funcionando o Drive Thru, para as famílias que desejam vacinar seus idosos dentro dos veículos. Agentes de trânsito e a Guarda Municipal, também dão suporte ao trabalho dos profissionais de saúde.