SAÚDE – Campanha de Prevenção e Combate à Tuberculose acontece em Caxias nas UBSs de 22 a 26 de março de 2021
Entre os dias 22 e 26 de março de 2021, as Unidades Básicas de Saúde de Caxias (MA) desenvolvem ações da Campanha de Prevenção e Combate à Tuberculose, sendo que o dia 24 de março é considerado o dia mundial de combate à doença. Estudos já apontam que a Tuberculose ativa ou latente, aumenta a suscetibilidade a covid-19, e fatores de risco para desenvolvimento de casos graves relacionados ao vírus. É urgente o combate à doença em meio ao aumento de casos do coronavírus no município.
Em caso de sintomas como: dores no peito, tosse com mais de três semanas, falta de ar, perda de peso, cansaço excessivo, febre baixa (principalmente durante à noite), sudorese noturna e perda de apetite, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
A campanha é realizada pela Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal do Programa de Controle da Tuberculose, além da Coordenação da Vigilância Epidemiologia e Coordenação Municipal da Atenção Primária.
ENTENDA A DOENÇA!
O que é Tuberculose?
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma micobactéria que pode atingir diferentes órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e o sistema genitourinário. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré-história e é muito presente no Brasil, se dividindo em diferentes tipos.
Tipos de tuberculose
Embora o único meio de transmissão da doença seja por vias aéreas, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e infectar outros órgãos, mesmo sem se manifestar. O sistema imunológico de cada paciente pode responder de forma diferente à contaminação.
A Tuberculose Extrapulmonar, por exemplo, atinge com mais frequência pessoas com imunidade baixa, como recém-nascidos, pacientes com ISTs e pessoas com imunodeficiência.
Confira os tipos de tuberculose mais comuns:
Tuberculose Pulmonar: a Tuberculose pulmonar afeta os pulmões e é sua forma mais comum. O bacilo se instala no pulmão e causa sintomas como tosse seca, com sangue ou sem dor e dificuldade de respirar.
Tuberculose Ganglionar: a Tuberculose ganglionar acontece quando a bactéria se instala nos gânglios, área que concentra células de defesa. Os sintomas se diferenciam da tuberculose pulmonar com inchaço dos gânglios, inflamação, vermelhidão e dor no local afetado.
Tuberculose Pleural: neste caso, o bacilo afeta a pleura, membrana que reveste os pulmões. Entre os sintomas mais comuns estão a febre, astenia (perda ou diminuição da força física), emagrecimento, tosse e dor torácica. A Tuberculose Pleural é uma das principais causas do derrame pleural.
Tuberculose Óssea: o bacilo da Tuberculose também pode afetar ossos, sendo as mais frequentes vértebras, metáfises dos ossos longos e grandes articulações (como quadril, joelho e tornozelo). Febre, emagrecimento, fraqueza muscular, dor óssea, limitação dos movimentos e atrofia está entre os sintomas.
Tuberculose Miliar: também conhecida como tuberculose cutânea, esta doença se manifesta na pele de diversas formas: úlceras, abcessos, nódulos e hiperqueratose (engrossamento da camada externa da pele).
Transmissão da Tuberculose
A Tuberculose é contagiosa e a transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa.