Na manhã desta terça-feira (23), o coordenador estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Marcos Carvalho Dias, visitou as instalações do serviço da regional Caxias e reuniu com a diretora do órgão, Rita Paz. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto e os profissionais das bases descentralizadas também participaram da reunião.

A diretora do SAMU Regional Caxias, Rita Paz, falou que é um momento importante, principalmente neste momento de pandemia. “Hoje estamos com a visita do nosso coordenador estadual e as bases descentralizadas do SAMU Caxias, aqui consideramos um momento muito enriquecedor, é uma troca de conhecimentos em um encontro que fortalece toda a nossa rede de atendimento, junto as nossas bases descentralizadas”, destacou Rita Paz, diretora do SAMU Regional Caxias.

O secretário municipal de Saúde de Caxias, Dr. Carlos Alberto Martins, falou que foi uma conversa muito amistosa com o coordenador estadual. “Lembrou também junto à diretora do SAMU Caxias, onde analisaram a perspectiva da descentralização das equipes em pontos estratégicos, assim reduzindo o tempo de atendimento e melhorando os indicadores no transporte de pessoas em situação de risco”, explicou o secretário.

“Trata-se de uma soma de esforços e conhecimentos, e nos sentimos tranquilos com a visita, pois o nosso trabalho é realizado de forma profissional, independente da supervisão, e esse é um momento muito importante, inclusive com a reunião das bases descentralizadas”, destacou Carlos Alberto, secretário municipal de Saúde.

Marcos Carvalho Dias, coordenador estadual do SAMU, destacou que a visita técnica tem por objetivo alinhar os serviços. “Nós da coordenação estadual do SAMU, estamos hoje em Caxias, fazendo uma visita técnica à regional, e as bases descentralizadas. É uma conversa de alinhamento, as visitas técnicas prestam assessoria, orientando, monitorando, e acompanhando o funcionamento do serviço de atendimento móvel de urgência. O serviço é uma das maiores conquistas do SUS para o povo brasileiro”, frisa Marcos Dias, coordenadora do SAMU.

Ele ainda explicou que o estado é o ente cofinanciador do SAMU, uma politica tripartite onde o Ministério da Saúde entra com 50% de custeio, o estado e o município cada um com 25%. “E aqui estamos acompanhando as instalações da sede, inclusive é uma das melhores sedes do estado, mesmo assim requer de nós, esse acompanhamento em todos os setores para que seja prestado o serviço de acordo com os padrões nacionais”, completou o coordenador.