A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), promoveu uma reunião no auditório do Colégio Antônio Rodrigues Bayma, para apresentar o projeto idealizado, cujo o nome é ‘Projeto Escola na TV e Rádio’ que será desenvolvido na rede municipal de ensino de Caxias, em que o objetivo é impedir a evasão escolar.

A ação será realizada em parceria com a TV e Rádio Educativa Guanaré FM de Caxias. A reunião foi conduzida pela secretária da SEMECT, Profa. Msc. Ana Célia Damasceno, com participação de Socorro Brito do Comitê Gestor Municipal. A ideia é promover melhorias nas modalidades de ensino, afim de minimizar as perdas educacionais em decorrência da pandemia.

Na ocasião vários segmentos foram representados e compareceram para somar nesse projeto, como a representante da Coordenação Municipal de Juventude, Kátia Braga; Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Leonardo Barata; profissionais do Sistema Guanaré, representando a Rádio Guanaré, Gilson Rangel, diretor da Rádio Educativa Guanaré FM, além de Hudson Braz, diretor de operações e mídias digitais do Sistema Guanaré de Comunicação, que falou sobre o projeto: “O projeto é maravilhoso e tem tudo para dar certo. Tanto a TV quanto o Rádio serão ferramentas importantes para o desenvolvimento das atividades educacionais da comunidade escolar”, Gilson Rangel, diretor de operações.

Para Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude a ação é engrandecedora do processo educacional. “Todos estão muito preocupados com a pandemia, e atitudes que venham proporcionar saídas que melhora a forma de ensino e de prevenção, só vem a somar, eu concordo, e essa ideia de aulas em televisão e rádio é bastante interessante”, fria Kátia Braga, coordenadora de Juventude.

“É engrandecedor a atitude da secretária Ana Célia, que mesmo com tantas dificuldades por causa da pandemia que acomete o mundo, ela não mede esforços que para promover uma educação de qualidade”, disse Leonardo Barata, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“O projeto visa proporcionar melhorias nas formas de aprendizado, através de aulas via rádio e televisão. Essa opção será inicialmente utilizada como complemento do componente curriculares de língua portuguesa e matemática para os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, mas isso são novas possibilidades de intensificar o ensino na cidade de Caxias”, frisa Socorro Brito, integrante do Comitê Gestor.

“Nos vamos analisar o projeto, mas de antemão digo que é excelente essa possibilidade, agora será trabalhada as formas de possíveis eficácia de implantar o projeto”, disse Gilson Rangel, diretor da Rádio Guanaré.

A Secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, disse que o projeto vem ser um diferencial no ensino nesse momento. “Esse projeto é pra ser transmitido aulas de português e matemática, para todas as crianças através da TV e do rádio, com profissionais excelentes preparando essas aulas a serem transmitidas, essas aulas gravadas ficarão tanto on-line, como em um repositório de aulas, serão transformadas em material escrito a ser entregue aos pais de alunos. Isso tudo faz parte de uma rede de ideias e metas, para que a gente possa garantir o direito de nossas crianças, e assim, dar possibilidades para que os alunos que não pode ter aulas on-line, possam ter através da TV e do rádio”, destacou a secretária.