A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), promoveu reunião on-line com a coordenadora da Alimentação Escolar da SEMECT, integrantes do jurídico da SEMECT, presidentes de cooperativas e representante do legislativo caxienses, com a finalidade de discutir sobre a importância da Agricultura Familiar na execução da Alimentação Escolar em Caxias.

A reunião mediada pela Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) Ana Célia Damasceno, teve como pauta a Formalização do Processo de Compra para 2021. Durante a reunião, todos demonstraram grande preocupação com a atual situação da pandemia. Dentre as sugestões apresentadas na reunião, é que os produtos da Agricultura Familiar sejam inseridos na alimentação escolar a ser entregue aos alunos como forma de ajudar neste período.

Participaram da reunião: a secretária da SEMECT, Profª Msc. Ana Célia Damasceno; o vereador Torneirinho; presidentes das cooperativas COOFAC, COOPEVIDA e COOPERCOCAIS, e a Coordenação da Alimentação Escolar, representada pela nutricionista Lícia Pinheiro, além do jurídico da SEMECT, representado por Dr. Edimilson Junior.

A pauta também versou sobre a aquisição de itens que contribuem para a melhora da imunidade dos alunos, que no atual momento é de suma importância para combater de forma preventiva a pandemia que tem vitimado muitas vidas pelo mundo.

Os produtos sugeridos foram: açafrão, mel de abelha, limão e derivados do coco babaçu , haja vista que é um produto regional, dentre outros. Para a Nutricionista, Lícia Pinheiro da SEMECT, essa é uma ação necessária e positiva. “Na reunião tivemos a oportunidade de ouvir os Presidentes das Cooperativas da Agricultura Familiar com relação as suas expectativas para o fornecimento da Alimentação Escolar em 2021, bem como, o vereador Tornerinho se colocando à disposição para articulação com as Quebradeiras de Coco Babaçu, a fim de se organizarem e futuramente atuarem no PNAE. Queremos sim, fornecer uma Alimentação Escolar aos nossos alunos cada vez mais saudável com produtos in natura e minimamente processados”, destacou a Nutricionista.

O vereador Torneirinho, destacou que a parceria é a melhor saída e pontuou dizendo. “Agora com a Câmara de Vereadores presente, podemos fazer a fiscalização e uma colaboração muito boa, ajudando a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), no que for preciso. E, sabemos que a burocracia atrapalha muito. Mas nós queremos agir de forma atuante e colaborativa, para que os alunos possam ter uma alimentação ainda mais saudável”, explicou o vereador.

A reunião foi proveitosa e importante. “Aqui podemos evidenciar vários pontos, dentre eles, a explanação de ideias, percepção de problemas e ação para solucioná-los. A importância do legislativo nessa reunião on-line, juntamente com os fornecedores foi fundamental, pois assim, podemos conseguir os melhores resultados, tanto no que tange as determinações jurídicas e necessárias, como na transparência de nossas ações para melhorar em todas as formas a alimentação de nosso alunado”, frisou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.