Os trabalhos já começaram. A Ponte sobre o riacho poraquê fica no povoado Lavras no 1º Distrito de Caxias (MA), aproximadamente 35 km da zona urbana de Caxias nas proximidades do povoado Baú. Neste momento está sendo feita a análise do solo, depois vem bloco, fundação, paredes de contenção, infra, mesoestrutura e superestrutura da ponte.

A construção é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Caxias e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) via Senador Roberto Rocha. A ponte terá 18 metros de comprimento e tem prazo para entrega de 30 dias.

“Nós vamos construir uma ponte mista, de 18 metros. A previsão de entrega é de 30 dias. É uma parceria do município com a Codevasf. Temos carpinteiros, ferreiros, operadores de máquinas, temos muitas pessoas envolvidas”, destaca Gustavo Brum, construtor.

“Essa é mais uma importante obra da gestão municipal, que vai dar grande mobilidade aos moradores da zona rural facilitando até o escoamento de produção agrícola. É mais um sinal do compromisso da prefeitura de Caxias com a população, tanto na cidade quanto nos povoados “, disse Antônio Reis, secretário interino de Infraestrutura de Caxias (MA)

A Ponte vai interligar a comunidade lavras aos povoados Trabalhosa e Cajueiro. Para os moradores do povoado Lavras as obras chegaram em um momento importante, e representa a realização de um anseio da comunidade. Em breve a antiga ponte de madeira vai ganhar uma estrutura mais adequada e segura.

“Nós atravessávamos por dois paus. Foi feita essa de madeira, agora vai sair uma ponte boa, vai mudar 100%”, frisa Francisco Silva, morador do Lavras.

“Aqui antes era uns paus que a gente passava por cima, depois fizeram uma ponte de madeira, o tempo foi passando e a ponte foi se destruindo, mesmo assim, a gente arrumava ela. Estava passando só carro pequeno. Mas agora vai ficar melhor, porque está sendo feita de concreto”, disse Josiel Santana, morador do Lavras.