Era um sábado, 14 de abril de 2018, Caxias ganhava por meio da Prefeitura Municipal de Caxias, um dos mais belos pontos turísticos do Estado e do Nordeste, o Mirante da Balaiada. Na ocasião da inauguração o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou o compromisso da gestão, que transformou um sonho em realidade.

“A entrega dessa obra representa um sonho transformado em realidade, é a realização de um sonho daquele que ama a sua cidade. Estamos proporcionando ao povo de Caxias, aos visitantes, aos turistas aquilo que nós temos de melhor. Neste momento o povo recebe esse presente com o coração cheio de alegria, porque são conhecedores de que com recursos próprios, nós transformamos os sonhos em realidade. Caxias, a partir de agora, se desenvolve cada vez mais”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O Mirante transformou a cidade no centro das atenções do país. Na ocasião da entrega aos caxienses, o ponto turístico recebeu as presenças de autoridades do Estado e do País, a exemplo do Senador Álvaro Dias, Deputado Federal, Cleber Verde e o Deputado Estadual, Zé Gentil e autoridades municipais do legislativo e executivo, além da população. Álvaro Dias, chegou a dizer que: “A vocação de Caxias é o desenvolvimento, porque o sonho desse povo é construir uma cidade, um estado e um país diferente. Uma obra dessa grandeza visa preservar a memória à história, valoriza a identidade cultural da sua gente, apontando para o futuro de grandeza que todos nós almejamos”, disse Álvaro Dias, então pré-candidato à Presidência da República (Podemos).

“Caxias estava esquecida, mas, com essa boa administração que o Fábio está fazendo, Caxias volta ao cenário federal. Todos os caxienses sentem orgulho de dizerem que são caxienses. Parabéns ao povo de Caxias”, frisou Zé Gentil, líder político caxiense.

De lá para cá, muitas emoções foram vivenciadas, e o Mirante se projetou para o Brasil. Em 2019, foi transformado no 5ª ponto turístico mais belo do país, no Prêmio Nacional do Turismo instituído pelo Ministério do Turismo. O Mirante integra o Complexo Turístico Balaiada, que é formado pela Praça Duque de Caxias e o Memorial da Balaiada. São três anos de muitas experiências vivenciais.

MIRANTE E MEMORIAL DA BALAIADA
O Mirante da Balaiada está situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, ao lado do Memorial da Balaiada e valoriza o monumento símbolo da Guerra da Balaiada, e as ruínas do Quartel da Balaiada, que representam o movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX. A obra contribui com a visitação de pessoas, fazendo com que mais de 70 mil pessoas visitem o Memorial da Balaiada e conheça a história da Guerra da Balaiada, e, por conseguinte da cidade.

“O Mirante vem agregar valores ao que já temos, que é o Memorial da Balaiada e as ruínas do Quartel da Balaiada. Agora, as pessoas passarão pelo Memorial e poderão apreciar a parte ecológica, gastronomia, passeio e caminhada”, já destacou Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

Com uma área de 3.757,76 metros quadrados, o Mirante concentra uma enorme área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação, quiosques, casa de leitura, minizoológico, córrego artificial, internet, passarela elevada com o mirante na sua extremidade, de onde se tem uma vista de quase toda cidade e, uma passarela com trilha ecológica suspensa sobre a vegetação. Além disso, está ao lado o Memorial da Balaiada com acervo eclético de caráter histórico, mobiliário de época e materiais encontrados durante as prospecções arqueológicas realizadas no local.

O Mirante da Balaiada é uma das maiores obras da gestão do prefeito Fábio Gentil. Executada com recursos próprios pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra é 100% caxiense, desde a sua concepção. O Mirante se destacou nacionalmente e foi premiado entre as cinco melhores atrações turísticas do Brasil no Prêmio Nacional de Turismo 2019.

“Essa obra tem uma importância gigantesca para Caxias. O Mirante é um ponto turístico, de lazer para a cidade, onde se tem a vista mais bonita de Caxias. Temos gastronomia, história, parque ecológico”, disse Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“O Mirante da Balaiada, neste curto espaço de tempo tornou-se um marco do desenvolvimento turístico do município. Façamos uma comparação da cidade, do antes e depois da existência do Mirante em Caxias. Neste dia, em que comemoramos 3 anos desta importante obra, pensada, sonhada e arquitetada nos mínimos detalhes pelo prefeito Fábio, queremos parabenizar o nosso povo, por tão grande conquista!”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Além de deixar momentos do ano, como o Natal Iluminado ainda mais belo, o Mirante da Balaiada se tornou uma espécie de troféu da cidade de Caxias (MA), para onde os caxienses levam os seus convidados a visitarem a cidade. Quem vem a Caxias, tem passagem quase que obrigatória pelo Mirante da Balaiada. O ponto turístico é cenário para ensaios fotográficos, apresentações e campanhas de conscientização, além de um lugar de sociabilidade, que consegue conciliar história, preservação ambiental, turismo e interação social.