EDUCAÇÃO – Funcionários da SEMECT são testados como forma preventiva contra covid-19
A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) da Saúde e Educação, iniciou a testagem rápida contra covid-19 nos funcionários da secretaria. Os trabalhos iniciaram na última segunda-feira (12) e seguiu durante a semana. O objetivo é de monitorar e resguardar a saúde dos funcionários e das pessoas que comparecem ao recinto educacional, haja vista, que o atendimento é continuo entre os funcionários e o público externo, e é necessário para que o setor não pare o atendimento.
A solicitação para a testagem foi feito pela secretária da pasta da educação, Profª Ana Célia Damasceno ao Presidente da Câmara dos Vereadores, que atendeu prontamente ao pedido solicitado para resguardar a segurança no atendimento dos profissionais do setor. No primeiro momento, a SEMECT realizou a testagem com 39 profissionais dentre funcionários e professores que estão comparecendo alternadamente à secretaria.
“Acredito que não só eu, mas assim como todos que tiveram a oportunidade de fazer o teste, ficamos muito felizes com a iniciativa de nossa secretária de educação, que está sempre priorizando o bem estar de todos que estão ao seu redor. Essa testagem tranquiliza à todos que estão atendendo pessoas de diversos setores” , frisou Isany.
Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Joselma Lopes, esse teste é de certa forma tranquilizante aos funcionários. “Essa testagem solicitada pela secretária de Educação ao Presidente da Câmara Municipal, vereador Teódulo Aragão, foi de suma importância para os educadores da SEMECT e funcionários que atendem diariamente as pessoas que vão até a secretaria. No primeiro momento, fizemos o teste rápido da covid-19 com muitas pessoas do setor, com a finalidade de avaliar o quadro de funcionários, e tranquilizar a todos pelos casos ocorridos na secretaria”, ressaltou Joselma Lopes, coordenadora do PSE/Educação.
A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), ressaltou o motivo pelo qual fez o pedido e da urgência para a realização do teste rápido. “Nós da secretaria de Educação, trabalhamos continuamente com um público diverso, com isso, surgiu alguns casos de covid-19 em alguns setores. Percebemos que, apesar de todos os procedimentos devidamente realizados, como o uso de álcool em gel, uso de máscaras, o distanciamento entre as pessoas, a não aglomeração na hora da recepção ao serem atendidos, aconteceu que ocorreu casos de infecção em alguns servidores. Por isso, solicitamos ao Presidente da Câmara Municipal, Teódulo Aragão que concedesse aos funcionários e educadores da SEMECT, a testagem rápida, para avaliarmos nesse primeiro momento se havia algum caso de infecção, mas, nos 40 testes nos servidores que estão comparecendo aos seus setores, nenhum constatou casos de infecção, o que nos tranquilizou e nos permitiu trabalhar com mais segurança”, lembra a secretária.