A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou na manhã dessa terça-feira dia (13), uma palestra com o psicólogo da SEMECT, Luís Fernando, que abordou o tema: “Saúde e Espiritualidade em Tempos de Pandemia”. A iniciativa desenvolvida pela secretária, foi pensada junto com a Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) Educação, e teve como o objetivo acalantar e motivar os funcionários e professores que participam do corpo administrativo educacional da SEMECT. Os participantes interagiram ativamente durante o encontro.

A Coordenadora do PSE Educação, Joselma Lopes, falou sobre o bate papo virtual promovido e como ele pode ajudar no bom desenvolvimento das atividades diárias. “Esse bate-papo com os funcionários realizado com o psicólogo da SEMECT, Fernando Rocha, teve como tema abordado, a Saúde e a Espiritualidade em Tempos de Pandemia, com a perspectiva de reflexão, de agradecimento, de buscar a fé e espiritualidade de cada um, para que possamos ter uma melhoria emocional, físico e mental. E assim, enfrentar os desafios no contexto atual” destacou.

O Psicólogo, Luís Fernando Rocha, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) da SEMECT, lembrou da importância da palavra motivadora, e de quanto foi gratificante para as pessoas e para ele.

“A nossa palestra pela plataforma Google Meet, foi sobre Saúde e Espiritualidade em Tempos de Pandemia, foi muito gratificante para mim como palestrante e todos que participaram. Porque esse é um momento de cuidados que modificou nossas vidas, nossa forma de vivência, e tantas outras dificuldades que estamos passando com perdas, abalos psicológicos, e a importância da espiritualidade, que é um fator protetivo, e nos faz perceber a resiliência que é a capacidade de lhe dar com as situações, pois quando temos um credo, isso nos ajuda a olhar na realidade que estamos e conseguir enfrentar com mais força e reflexão por meio da fé. Eu parabenizo a secretária, Ana Célia, pela iniciativa e oportunidade, e a Joselma da coordenação do PSE e todos da SEMECT por esse proveitoso bate-papo”,destacou o psicólogo.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) Ana Célia Damasceno, lembrou sobre a importância da palavra de fé e motivação promovida pela palestra do psicólogo Luís Fernando, aos profissionais da SEMECT, e dos benefícios que ela proporciona a todos nesse momento.

“Queríamos um momento de reflexão, mas também, promover um encontro motivacional, e os cuidados com a saúde de todos os servidores da secretaria de educação. Para tanto, convidamos o Dr. Luís Fernando, para falar sobre o assunto, que foi feito com maestria. Na ocasião o psicólogo falou sobre os protocolos de saúde, sobre os cuidados para com o nosso espírito, apreendendo a cuidarmos de si e do próximo. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi nosso parceiro nesse importante momento e todos os funcionário puderam participar, ao final, houve uma grande oração, para acalmar o coração de todos, o que é muito importante para saúde de todos nesse momento”, frisou a secretária.