A parceria firmada entre a Prefeitura de Caxias e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), visa acelerar o processo de vacinação contra covid-19 no município. A ação que vai ocorrer a partir da próxima terça-feira (20) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, vai descentralizar o processo de vacinação em Caxias. O trabalho vai permitir que a imunização chegue aos bairros mais distantes, como também na zona rural do município.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destaca a importância desta colaboração entre a Prefeitura e a FIEMA para levar a vacina aos bairros e à zona rural. “Essa parceria irá colocar a disposição do município de Caxias, toda a estrutura necessária para que possamos começar a fazer a vacinação itinerante, para que as nossas vacinas possam chegar até aqueles que não podem vir se vacinar”, frisou o Prefeito.

O Secretário de Saúde de Caxias, Carlos Alberto Martins, lembra a importância da parceria para o município. “Nós que já estamos com nossas equipes adequadas a esse momento, estaremos recebendo este suporte em um bom momento, pois já estamos iniciando a vacinação contra Influenza, estamos com duas demandas de extrema importância, e esse aporte vai nos permitir continuar com a vacinação contra a Influenza com muita determinação, e assim a nossa vacinação da covid-19 não vai sofrer nenhum atraso, pelo contrário, estaremos avançando e descentralizando as nossas ações”, destaca o Secretário de Saúde.

O Superintendente Regional do SESI no Maranhão, Diogo Diniz Silva, afirma que a parceria busca aumentar a quantidade de pessoas imunizadas no município. “O Sistema FIEMA, através do SESI, está juntando forças com a Prefeitura de Caxias, para juntos trabalharmos na campanha de vacinação contra a covid-19, buscando acelerar e aumentar o percentual de imunizados na cidade. Cuida-se de uma iniciativa inovadora e solidária em um momento em que nós precisamos estar unidos enfrentando esse inimigo comum que é o vírus que causou essa grande pandemia” disse o Superintendente.

O Superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, também destaca a importância dessa colaboração com município de Caxias. “Entendemos que, com a vacinação, poderemos voltar com a normalidade da nossa economia e das nossas vidas. Sabemos que essa pandemia vem maltratando muito a nossa economia e as nossas famílias, que estão tendo perdas significativas. Por isso, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, através do SESI, está fechando a parceria com esse município, para garantir que o mais breve possível possamos voltar com a normalidade das nossas atividades”, ressalta.

Além dessa parceria para acelerar a imunização do município, a FIEMA e a Prefeitura de Caxias, também já estiveram em colaboração para a recuperação e manutenção de 15 respiradores e 04 monitores multiparâmetro desde o início da pandemia.

O Secretário de Saúde, Carlos Alberto Martins, relembra das soluções apresentadas pela FIEMA no começo da pandemia para o município. “Iniciamos naquele primeiro momento, quando a dificuldade de manutenção e respiradores era gigantesca, e, naquela oportunidade nós estávamos inclusive buscando parcerias com outros órgãos públicos para que nós fizéssemos a manutenção especializada em nossos respiradores, pois, naquela oportunidade a FIEMA fez de Caxias um plano piloto, como primeiro município a receber os serviços do laboratório especializado em recuperação de respiradores, e nessa parceria durante esses meses, nós já conseguimos recuperar 15 respiradores e 4 monitores multiparâmetro, entre outras instruções da área de tecnologia”, frisa.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destaca a importância deste momento para o município. “Fizemos uma parceria inicial com a FIEMA, onde trabalhamos a recuperação dos nossos respiradores. O uso tem sido tão frequente que às vezes falta uma calibração, portanto, é necessário que tenhamos pessoas especializadas e capazes para fazer esse tipo de serviço, porque isso irá representar vida”, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.