A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio da coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou na manhã dessa quinta-feira (15), reunião no auditório do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, seguindo todas as normas de proteção e combate à covid-19, como: distanciamento social, higienização com álcool em gel, uso de máscaras, e com número restritos de profissionais. O encontro reuniu as coordenações do setor educacional, além dos parceiros da secretaria da Saúde e representantes da equipe da UVZ, com a finalidade de promover ações de combate à covid-19.

A reunião foi presidida pela Secretária de Educação de Caxias, Profª Msc. Ana Célia Damasceno, e coordenada pela professora Joselma Lopes do PSE. Suzana Coelho, que compareceu como representante do PSE saúde, falou sobre essa união no combate à covid-19. “É muito importante essa luta conjunta em prol do combate à pandemia que tem causado tanto mal a sociedade, e, principalmente ao meio educacional”, destacou a assistente social.

Mariane Moraes, que é chefe do núcleo de Educação e Saúde da UVZ, falou sobre o projeto e como será a contribuição. “Nós estamos dispostos a contribuir da melhor forma, e a secretária de educação propôs disponibilizar um espaço on-line, para que possamos estar mais presente nas residências, através de palestras on-line com pais de alunos e professores, para podermos orientar a população sobre doenças transmissíveis e da mesma forma instruir no combate à pandemia”, frisou Mariane.

O Plantão Social também dará sua contribuição, visando principalmente contribuir para evitar a evasão escolar. “O Plantão Social tem por finalidade, evitar várias vulnerabilidades sociais, dentre elas a evasão escolar que hoje é o principal objetivo a ser evitado pelo Plantão Social, por isso a todo instante procuramos metodologias, mostrando aos pais e responsáveis a importância dos alunos nas escolas, mesmo que de forma virtual nesse instante, mostrando para as famílias a importância da educação, não abandonando a escola e da mesma forma combater a pandemia”, destaca Valéria Almeida, representante do Plantão Social da SEMECT.

Andreia Almeida, que é enfermeira e técnica da coordenação da Atenção Primária da Saúde (APS) falou sobre a colaboração entre saúde e educação neste momento. “Esse é um passo importante para a população caxiense, são essas ações desenvolvidas nas escolas que conseguem melhorar muito no combate às doenças, com o convite da secretária de educação, percebemos a preocupação dos pais e dos demais profissionais em combater a pandemia com ações efetivas como essa”, pontuou a enfermeira.

Para a coordenadora do PSE/Educação, Joselma Lopes, a reunião foi abrangente e muito esclarecedora. “O encontro foi importante, porque alinhamos discursões para conseguirmos eficácia no combate à pandemia e elaborando ações diferenciadas que venham conseguir diminuir as perdas, relativas à educação”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, falou sobre as importantes ações do PSE Educação em parceria com o PSE Saúde, e como elas vão impactar diretamente nas vidas dos alunos e seus familiares. “O objetivo primordial é reunir todos os setores e instituições que fazem parte do município de Caxias, para discutir como trabalhar com o Programa Saúde na Escola, tendo em vista que estamos vivendo um tempo de apenas atividades remotas e on-line, então discutimos um planejamento estratégico, com personalidade e profissionais de excelência, todos colocando suas possibilidades e ideias, com a finalidade de atender o máximo de crianças, adolescentes, jovens e adultos, para assim elevarmos as ações de melhorias com foco na educação e prevenção a vida”, explica a secretária.