Começou na manhã dessa terça-feira (20) a vacinação para caxienses com 60 anos ou mais e para profissionais da educação a partir dos 55 anos. Uma força tarefa em prol da imunização da população dos grupos prioritários, como estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI), está sendo realizada em Caxias, pela Prefeitura Municipal, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e o Governo do Estado.

“A vacina é a esperança. Eu quero convidar as pessoas que estão na sua faixa de idade a se vacinarem, e a se informarem melhor. Aqueles que ainda não se vacinaram que venham”, frisa Ramos, vereador Ramos, que tomou a primeira dose da vacina.

“Eu completei 60 anos em janeiro e agora estou me vacinando. É importante que as pessoas venham se vacinar”, destaca José da Silva, morador do Seriema.

Os trabalhos começaram às 8h nos pontos de vacinação que estão instalados em vários pontos. No Ginásio de Esportes Governador João Castelo, no Centro de Caxias, a gestão municipal continua a vacinação para pessoas com 60 anos ou mais; Na Praça do Estádio Duque de Caxias, no Bairro Seriema, também tem vacinação até a sexta-feira (23) das 8h às 17h para idosos com 60 anos ou mais; Na sede do SESI/SENAI, no Conjunto Hélio Queiróz, estão sendo vacinados profissionais da educação da rede municipal e particular; já na escola Inácio Passarinho, no Morro do Alecrim, a gestão regional de saúde realiza a vacinação de profissionais da educação da rede estadual e federal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No caso dos profissionais da educação é importante comparecer ao local de vacinação, portando: CPF, documento de identificação com foto e Contra Cheque de 2021. Além desses locais, a vacinação segue normalmente no Caxias Shopping na modalidade Drive Thru para pessoas com 60 anos ou mais.

O Serviço Social da Indústria (SESI) vai permanecer no município de Caxias com sua estrutura até o dia 23 de abril de 2021. O Superintendente do SESI, Diogo Lima, destacou o inicio dos trabalhos, disse que a estrutura está à disposição dos caxienses.

“Nós estamos em três pontos em parceria com a Prefeitura de Caxias. Estamos aqui na Praça ao lado do Estádio Duque de Caxias; no SESI com professores a partir dos 55 anos; e, estamos na Rodagem com a Unidade Móvel, tudo nesse esforço de aumentar a imunização na cidade de Caxias. Ao longo dos próximos dias, até sexta-feira (23) nos estaremos também nos povoados Nazaré do Bruno, Engenho D’água e Caiçara. Dentro da nossa perspectiva de parceria, nós temos a capacidade de auxiliar a prefeitura nessa semana na aplicação de 3.900 doses de vacina”, destaca Diogo Lima, superintendente do SESI Maranhão.

A Parceria da Prefeitura de Caixas com a FIEMA foi destacada pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
“Além do apoio na vacinação dos idosos, também vão nos ajudar na vacinação dos professores. O local que estaremos vacinando os professores da rede municipal e rede privada será na sede do SESI SENAI. Esta vacinação de professores é feita em parceria com o estado, que fará uma parte e o município outra. O estado irá fazer a vacinação dos professores da rede estadual e federal, na escola Inácio Passarinho. Será um apoio para alcançar o maior número de pessoas possíveis contemplando a todos com a vacinação contra a covid-19″, frisa a coordenadora.

Agentes de Trânsito e Guarda Municipal estão prestando todo o apoio ao trabalho dos mais de 50 vacinadores no Ginásio de Esportes Governador João Castelo e nas estruturas montadas para assistir à população. Com base no último Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira (19), das 36.647 doses recebidas pela Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, 28.466 já haviam sido aplicadas.

O horário de vacinação segue das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira na modalidade Drive Thru no Shopping Center; e, de segunda à sábado, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo. No ato da vacinação, o idoso deve estar com os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, um documento de Identificação com foto, além do comprovante de residência.