Nessa terça-feira (20), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação da população a partir dos 60 anos. A gestão municipal contou com a colaboração do Serviço Social da Indústria (SESI), que montou uma bolha e uma tenda na Praça do Estádio Duque de Caxias, no bairro Seriema, para acelerar o processo de imunização dos caxienses.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto, reforça a importância do comparecimento da população para vacinação. “Toda população, na faixa etária a partir de 60 anos, pode e deve comparecer aos estandes do SESI, e também aos estandes da Secretaria de Saúde no Caxias Shopping e no Ginásio de Esporte Governador João Castelo, que estão em pleno funcionamento” ressalta.

Diogo Lima, Superintendente do SESI no Maranhão, também frisa a importância da imunização. “A vacinação nós temos que ver como o início do fim de uma grande crise. Essa parceria firmada, entre a Prefeitura de Caxias e o SESI, tem permitido que nós consigamos aumentar muito o número de pessoas que podem receber uma boa estrutura para receber o gesto vacinal, e assim, aumentarmos a imunização da população, reduzindo taxas de infecção e de hospitalização. Isso faz com que em breve possamos retornar à normalidade, não só na cidade de Caxias, como em todo o Maranhão” finaliza.

A vacinação para pessoas acima dos 60 anos também chegou à zona rural. No povoado Rodagem, 2º distrito de Caxias, somente nesta terça-feira (20), mais de 70 pessoas foram vacinadas. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, destaca relevância da parceria entre a Prefeitura de Caxias e SESI para o processo de imunização na zona rural de Caxias. “Conseguimos ir mais além, até a zona rural, onde já estávamos fazendo este trabalho, mas de forma mais lenta, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) fazendo sua área aos poucos. Com a ajuda do SESI, que disponibilizou uma equipe volante, que hoje estão no povoado Rodagem, e segundo informações que recebemos há uma clientela muito boa vacinando, o público aderiu. Amanhã eles estão indo para o povoado Caiçara, onde a gente também espera vacinar todos os idosos nesta faixa de idade, depois irão para os povoados Nazaré do Bruno e Engenho D’água” frisa a Coordenadora.

Além das pessoas na faixa etária acima dos 60 anos, a Prefeitura de Caxias também iniciou a imunização dos profissionais da educação a partir dos 55 anos. Na sede do SESI/SENAI, localizado no Conjunto Hélio Queiroz, estão sendo vacinados os profissionais de educação da rede municipal e particular de Caxias, até sexta-feira (23), das 8h às 17h. Na escola Inácio Passarinho, localizada no Morro do Alecrim, a gestão regional de saúde está realizando a vacinação de profissionais da educação da rede estadual e federal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O gerente regional do SESI/SENAI, Adilson Reis, ressalta a importância da parceria entre a gestão municipal e o SESI, para a vacinação dos profissionais de educação da rede municipal e privada de Caxias. “O SESI se predispõe a cooperar com o município, no sentindo de estar colocando toda sua equipe de saúde a disposição, para que a gente possa acelerar a vacinação. Aqui estamos apoiando a vacinação dos professores da rede municipal e privada, tem sido muito efetivo porque a participação está muito boa. Acredito que a gente cumpra com nossa meta, até sexta-feira às 17h, de vacinar os 3.000 professores da cidade de Caxias” finaliza.

Para os profissionais da educação é importante comparecer ao local de vacinação, portando: CPF, documento de identificação com foto e Contra Cheque de 2021. O Serviço Social da Indústria (SESI) vai permanecer no município de Caxias com sua estrutura até o dia 23 de abril de 2021.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, segundo o Boletim Epidemiológico dessa terça-feira (21) das 37.217 recebidas desde o início da vacinação, um total de 29.983 doses já foram aplicadas.