A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou o I Encontro Busca Ativa Escolar de 2021, que ocorreu na manhã dessa quinta-feira dia (22), no auditório da U. E. M Leôncio Alves Araújo, com a presença de representantes de setores da SEMECT, e de parceiros, a exemplo do PSE Educação e Saúde que exerce um papel importante nesse momento de desafio que o setor educacional enfrenta no Brasil.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que apoia municípios e estados na garantia de direitos de cada criança e adolescente, em especial, o direito à educação. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Busca Ativa Escolar, e mostrar os desafios do município no processo de busca pelos estudantes diante do contexto da pandemia, bem como, identificar, engajar e mobilizar os segmentos para implementação do programa, discutir as características, dinâmicas e responsabilidades do trabalho do Coordenador Operacional, Supervisor Institucional e Técnico verificador, como visto a estimular o uso qualificado da plataforma e da abordagem através de alinhamentos de ações.

A representante do Setor do Plantão Social da SEMECT, a professora Vanessa Soares, destacou como colaborar com o programa. “Nós temos uma equipe formada por assistentes sociais, professores e enfermeiros, que fazem acompanhamento dos alunos para que eles não fiquem de fora da escola, porque criança fora da escola é uma violação de direitos, destaca a professora.

Salviana Sousa, que participou do encontro como representante do Programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), ressaltou os desafios enfrentados pelos educadores. “Nossa função é importante nesse contexto, pois, temos que investigar as dificuldades encontradas pelos professores desta modalidade, assim constatamos que a procura de vagas tem se modificado com o passar dos anos, com a pandemia a dificuldade ficou ainda maior, então tivemos que elaborar estratégias, e continuar realizando maneiras de atrair esses alunos, pois, estamos comprometidos com os alunos para que eles permaneçam na escola”, frisou Salviana.

A Coordenadora de Educação Infantil da SEMECT, Marline Feitosa, lembrou que a persistência e divulgação continuam sendo a melhor forma de conter a evasão escolar. “Sabemos que nesse momento estamos vivenciando uma realidade nova e muito prejudicial para a educação. Portanto, estamos nos desdobrando para reverter no dia a dia essa situação, pois devemos buscar o aluno para participar do quadro educacional e permanecê-lo. A secretária de educação e o prefeito de Caxias são colaboradores que apoiam todos os atos que venham beneficiar e atrair esses alunos a voltar para escola”, pontou.

“O encontro visa estratégia de despertar no aluno a importância da educação. Para tanto, estamos trabalhando em conjunto com vários setores para termos êxito na nossa empreitada. Já temos algumas ações em andamento, como: a alimentação da plataforma busca ativa escolar, localização dos alunos evadidos da lista do Educacenso, preenchimento das informações da plataforma, dentre outras, pois, toda ação é benéfica nesse instante. O importante é garantir a todos o direito à educação”, reforça Delcy Silva, Coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar.

A coordenação da Busca Ativa Escolar pretende lançar o dia “D” do Programa no mês de maio. Além de todas as ações, a SEMECT, que tem total apoio da gestão municipal, sempre solicita o comprometimento de todos os funcionários para que juntos possam diminuir a evasão, que apesar da pandemia, a SEMECT consegue melhorar o número de alunos do município a cada dia com suas atividades educacionais em execução.