A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Saúde, Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) segue com a vacinação da população a partir dos 60 anos na zona rural do município. Depois de passar pelo povoado Rodagem e Caiçara, nessa sexta-feira (23), o povoado Nazaré do Bruno, no 2º distrito, também recebeu a equipe de imunização na comunidade.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado, Mayara Silva, falou sobre a procura da vacina na comunidade e a aceitação da população. “Foi um grande avanço para nossa comunidade, pois a gente estava com a demanda de idosos de 80 anos, com essa parceria com o SESI, houve um grande avanço e desempenho da gente como profissionais”, comenta Mayara Silva, enfermeira.

A idosa de 62 anos, Maria das Mercedes, que foi uma das imunizadas contra covid-19 do Povoado Nazaré do Bruno, destaca a importância da vacinação para ela e para a família. “A gente se previne e previne a família da gente. Eu tenho meus filhos, netos e esposo, a minha família é muito importante, é a minha vida, a gente se previne pela família da gente” ressalta.

Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, explicou sobre o trabalho desenvolvido na zona urbana e zona rural de Caxias, que visa assistir ao maior número possível de pessoas. “Hoje estamos no povoado Nazaré do Bruno, em parceria com o SESI fazendo a vacinação contra covid-19. A gente segue a mesma programação da zona urbana, que são idosos de 60 anos ou mais. É muito importante essa vacinação, pois, quanto mais a população se imunizar contra o vírus da covid-19, mais a população vai estar protegida contra essa doença que está afetando o mundo todo e nosso município”, destaca o coordenador.

O vereador Catulé, que acompanhou a vacinação no povoado Nazaré do Bruno, também ressaltou a colaboração entre a Prefeitura de Caxias e a FIEMA para a vacinação na zona rural. “Todas as vezes que a Prefeitura age em parceria com outras instituições, sobretudo instituição séria, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, dá certo, e aqui está o resultado não só aqui na zona rural, mas em toda cidade de Caxias. Porque estas duas forças se uniram para servir à população do nosso município, sobretudo, os povoados da zona rural. Aqui nós estamos assistindo no povoado Nazaré do Bruno, a população atender o chamamento do município para se imunizar”, frisa o vereador.

O Secretário Municipal de Saúde de Caxias (MA), Carlos Alberto Martins, destacou a descentralização da vacinação contra covid-19 para a zona rural de Caxias. “A descentralização do serviço de vacinação para toda zona rural de Caxias é um projeto de grande repercussão e vai dar comodidade para os nossos idosos da zona rural. Já estamos no quarto povoado de grande expressão aqui desta região. Tivemos um dia de vacinação com resultados muito eficientes, a taxa de vacinação foi altíssima, atingimos nossa meta com muita facilidade. Esse projeto vai se difundir por toda zona rural de Caxias, e desta vez, Nazaré do Bruno, de forma muito emblemática, nossa equipe se colocou em inteira disposição, para que pudéssemos fazer a vacinação sem nenhuma dificuldade”, ressaltou o secretário.