O cortejo fúnebre teve início no começo da manhã desse sábado (24), logo depois das 7h. As últimas homenagens ao ex-secretário de Finanças, Planejamento e Administração, Talmir Franklin Rosa Neto, de 55 anos, irmão do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil e filho do ex-deputado estadual, Zé Gentil, percorreu as principais ruas de Caxias em momento de despedida, que se concentrou logo cedo na entrada da cidade, na BR-316 (próximo ao shopping Center). Dentre as ruas percorridas foram: Avenida Alexandre Costa; Rua Aarão Reis; Avenida General Sampaio; Rua Primeiro de Agosto; Praça do Pantheon; Avenida Central; Rua Siqueira Campos; Avenida Santos Dumont, chegando até o Cemitério de São Benedito.

Enquanto o cortejo seguia o roteiro, as homenagens de amigos e parentes também iam acontecendo. Na Câmara Municipal de Caxias (MA), que decretou luto oficial de sete dias, os parlamentares homenagearam os familiares com uma coroa de flores simbolizando os sentimentos de todos.

“O Talmir era amigo de todo mundo, da situação e da oposição. Todos estão consternados com o falecimento de Talmir. Nos deixa muito triste, ele era o braço direito e o braço esquerdo do prefeito Fábio Gentil e do nosso município. Ele sempre teve um carinho muito grande por nosso município. Pedimos aos caxienses, vamos nos cuidar. Essa doença já ceifou muitas vidas. A gente tem que se cuidar”, frisa Profº Chiquinho, vereador.

“Eu quero pedir a Deus que conforte o coração de todos da família gentil nesse momento difícil. Momento que a gente não tem explicação do que passar para a sociedade. Nós pedidos a todos que usem máscara, que usem álcool em gel, vamos nos cuidar gente”, disse Ramos, vereador.

“Caxias perde um grande homem, estou sem palavras, perdemos um grande ser humano”, disse Cinthya Lucena, vereadora.

“A gente perde um grande homem, o meu irmão que eu amo tanto. Que as famílias se cuidem ainda mais, vocês estão vendo os exemplos minha gente”, disse Tinoco, ex-prefeito de Aldeias Altas.

O cortejo fez uma parada com corpo de Talmir Rosa, na residência da família Gentil, localizada na Avenida Santos Dumont, onde a matriarca da família, Rosário Gentil; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, Gentil Neto (filho de Talmir Rosa e secretário adjunto de Urbanismo), dentre outros familiares, puderam se despedir. Todos muito emocionados.

FAMILIARES SE DESPEDEM DE TALMIR ROSA
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, disse “Eu perdi dois pais. Eu perdi meu segundo pai. O Talmir era o meu segundo pai, ô meu Deus quanta dor”, disse em prantos, Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Dona Rosário Gentil, matriarca da família chorando muito dizia apenas: “Volta Talmir! Meu Deus, eu quero o Talmir de volta senhor”, disse muito emocionada.

Gentil Neto, filho de Talmir Rosa, fez uma declaração de amor ao pai, e pediu ajuda para cuidar dos irmãos. “Pai eu tenho muito orgulho do homem que o senhor foi. Foi batalhador, foi guerreiro, me ensinou muita coisa. Me dê forças daí, eu preciso ajudar os meus irmãos, eu sou o mais velho, eu te amo, eu te amo”, disse emocionado Gentil Neto, filho de Talmir Rosa e secretário adjunto de Urbanismo.

“Perdi o meu melhor amigo de mais de 50 anos, não tenho palavras para dizer, é imensurável, a perda é muito grande”, disse Betinho, secretário adjunto de Transportes.

AMIGOS SE DESPEDEM DE TALMIR ROSA
Para quem conhecia de perto o ser humano que era Talmir Franklin Rosa Neto, sentiu as dores da perda juntamente com os familiares.

“Na verdade eu já conheço o Talmir de longas datas. Trabalhávamos juntos, é uma perda irreparável e tenho certeza que para toda a família”, destaca Vidigal Torres, secretário adjunto de Planejamento.

“Que Deus conforte o coração da família do nosso prefeito. Talmir com certeza vai fazer muita falta aqui, eu rogo para que Jesus receba com sua misericórdia esse grande homem que vai fazer uma grande falta”, disse Arthur Quirino, ex-secretário.

“É um momento de extrema comoção, é uma perda muito grande para a família e para a gestão do prefeito de Caxias, Fábio Gentil”, destaca Zé Cláudio, secretário adjunto de Limpeza Pública.

TALMIR ROSA E A LUTA PELA VIDA
Talmir Franklin Rosa Neto, estava internado no Hospital da Unimed em Teresina ( PI ). Desde que o Secretário foi acometido pelo vírus da covid-19, correntes de orações foram realizadas em prol do restabelecimento da sua saúde. Após vencer a covid-19, Talmir Rosa chegou ainda a ser traqueostomizado, e já estava se restabelecendo, a fim de voltar para casa, quando teve uma piora no seu estado de saúde vindo a falecer.

Talmir Rosa nasceu em 2 de outubro de 1965, é um dos cinco irmãos do Prefeito Fábio Gentil, filho do ex-deputado estadual Zé Gentil que também foi acometido pela covid-19 ( vindo a falecer em 15 de junho de 2020, aos 80 anos). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências do Maranhão (FACEMA), ele teve experiência profissional como Diretor Geral da Policlínica e Maternidade Gentil Filho e Diretor Administrativo da empresa Rosa e Lami – Posto Frazão. Ele deixa esposa Mayara Silva e os filhos Gentil Neto, Marcelo e João Vítor.