Muitas famílias já estão levando seus filhos de 06 meses a menores de 6 anos, para serem vacinados nessa primeira etapa. Gestantes, puérperas (mulheres com no máximo 45 dias após o parto), e trabalhadores da saúde, também já estão adiantando a vacinação. Embora a procura esteja dentro da média em algumas unidades básicas, em outras a vacina está sendo acelerada, as UBSs chamam atenção da população para a importância da proteção. Essa primeira etapa vai de 12 de abril até 10 de maio.

“É de extrema importância que todas as mães e os demais públicos tragam suas crianças, ou venham fazer suas vacinações. Há um intervalo entre as vacinas contra a covid-19 e a vacinação contra a Influenza”, destaca Regina Maria, enfermeira da UBS do Mutirão.

A segunda etapa será a partir de 11 de maio até dia 09 de junho, serão vacinados professores e idosos com 60 anos ou mais; a terceira etapa que vai de 09 de junho a 09 de julho, portadores de doenças crônicas, ou com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso; forças de segurança e salvamento, forças armadas; funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, também serão vacinados.

“A gente tem sentido que as pessoas têm ido à procura, os profissionais de saúde. Nós convidamos os pais que levem seus filhos, porque as crianças precisam de algum responsável que a levem para a unidade de saúde, é importante, porque a vacina muda de um ano para o outro. Todo ano os estudos são feitos para que a população seja protegida naquele ano, assim há um melhoramento da vacina”, destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de saúde recebeu para esta 1ª etapa 6.750 doses da vacina influenza. A coordenação de vigilância epidemiológica, reforça a importância da apresentação dos seguintes documentos no ato da vacinação: cartão SUS, carteira de vacinação, documento de identificação com foto. As UBSs estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 h.