Seu Dionísio Pereira dos Santos, de 89 anos, morador de Uberlândia (MG), veio passar alguns dias com a família dele na Vila São Paulo, no município de Senador Alexandra Costa (MA). Acometido pela covid-19, durante a viagem, viu a situação se agravar quando chegou ao Maranhão, quando a doença avançou para a fase mais grave. O idoso foi trazido às pressas à Caxias (MA). No município, ele passou por um tratamento intensivo, foi para a UTI e ficou intubado por 10 dias, sob os cuidados da equipe multiprofissional do Complexo Hospitalar Gentil Filho, até conseguir vencer a covid-19.

Raimundo Celso, neto de seu Dionísio Pereira, acredita que pelo estado de saúde que o idoso apresentava quando deu entrada no Complexo Hospitalar Gentil Filho, a recuperação se deu de forma rápida e com sucesso. O esforço da equipe médica e multiprofisisonal do hospital foi exaltada por Raimundo Celso, que é fisioterapeuta de profissão. “Pela idade dele, 89 anos, ele já estava com 80% do pulmão comprometido, então a chance dele sair vivo era mínima, foi um milagre. Porque a chance era muito pouca, por conta da idade e dos problemas de saúde que ele já tem, chegar a uma situação de ficar internado, intubado, com 80% do pulmão comprometido e sair vivo dessa situação, é um milagre”, ressalta.

O Diretor Clínico do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Pierre Costa, e a enfermeira, Lorena Queiroz, destacam os desafios que enfrentaram para salvar mais esta vida. Diariamente a dedicação dada aos pacientes é sempre redobrada.

“O seu Dionísio, um senhor de 89 anos, de fato foi um vencedor. Ele chegou aqui com um comprometimento pulmonar de 80%, e toda a equipe do Complexo Hospitalar e da UTI, se debruçou sobre ele. A família muito participativa, ele ficou 10 dias intubado. Nós lutamos muito pela vida dele, assim como lutamos muito pela vida dos demais pacientes. O seu Dionísio foi um vencedor, saiu da ventilação mecânica, venceu a covid-19 e recebeu alta da UTI. Isso serve para mostrar que os pacientes que são intubados têm chance de vida, às vezes as pessoas pensam erroneamente que quando o paciente é intubado, ele já não tem mais chance, e isso não é verdade. Seu Dionísio, com 89 anos, mostrou que é possível”, destacou Pierre Costa, Diretor Clínico do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

“Eu priorizo muito a assistência da enfermagem e da assistência multiprofissional, que é o que seu Dionísio, e todos os pacientes vêm recebendo aqui da UTI do Complexo Hospitalar Gentil Filho. A nossa UTI Covid-19 enfrentando a Pandemia, está na linha frente realmente lutando por cada vida que passa naquela porta. A gente se entrega no cuidado de todos os pacientes, porque ele é o amor, o filho, e o avô de alguém, a gente acaba se colocando no lugar. A equipe de enfermagem, a equipe médica lutou bravamente desde o início para conseguir trazer o seu Dionísio de volta ao leito familiar dele”, reforça Lorena Queiroz, enfermeira do Complexo Hospitalar Gentil Filho.

Após os 10 dias de intubação, agora vem o alívio, pois, a saúde de seu Dionísio está de volta. O neto, Raimundo Celso, agradeceu a Deus, e também aos profissionais de saúde que deram toda atenção e cuidado, ao assistir bem o paciente. “Eu agradeço primeiro a Deus e depois a equipe do Hospital Gentil Filho, que vieram acolher tanto ele, quanto a família. Muito bem recebido, bem cuidado, informação na hora, ligação, chamada de vídeo, todo tempo à disposição. As pessoas altamente educadas, em nenhum momento eu observei estresse. Eles davam as informações, e além das informações ainda confortavam”, ressaltou Raimundo Celso, neto de seu Dionísio.