O evento virtual ocorreu nos dias 05 e 06 de maio. O webinar tratou sobre as ações integradas ao PDDE, que foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro teve palestrantes do Ministério da Educação, que apresentaram detalhes sobre como participar e executar as ações integradas.

O evento contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, que falaram sobre o modo gerenciador financeiro do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Além disso, uma palestra com foco sobre utilização dos recursos do programa, também esclareceu sobre como criar uma unidade executora, e como realizar consórcios entre escolas.

O encontro virtual foi voltado para os diretores, presidentes de unidades executoras, secretários, conselheiros, técnicos educacionais e comunidades escolares em geral. Da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), praticamente todos os gestores e coordenadores municipais participaram do encontro virtual promovido pelo PNDE e apoiado pela Coordenação do PDDE Interativo da Semect.

A gestora Fátima Assen, do CEI Vila Arias, localizada no Matadouro, falou sobre o quanto o webinar foi interessante. “Vi que as palestras foram muito informativas e esclarecedoras, pois, tirou várias dúvidas em relação ao PDDE Emergencial e PDDE Educação Conectada. Nós da Semect, já agimos conforme o informado em muitos tópicos das palestras, agimos acertadamente para receber os recursos e investir da melhor maneira possível, beneficiando todos que participam da escola, sejam alunos, professores e quadro de funcionários”, destacou a gestora.

A coordenadora do PDDE Interativo, Leda Rodrigues, ressaltou sobre as conquistas conseguidas à frente do programa e a importância de encontros como esse. “Nós da Semect sempre participamos dos encontros virtuais promovidos pelo FNDE. As escolas municipais têm suas contas e elas fazem a administração,e o gerenciamento desses recursos, aqui na secretaria sempre trabalhamos em comum acordo com o MEC e FNDE. E, nesse webinar participou todos os gestores de escolas municipais, presidentes das UEx’s, e tesoureiros, para assim estarem alinhados com as demandas federais”, relatou a coordenadora.

A Secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno, explicou como é importante gerenciar os recursos para não ficar inadimplente. “Um evento desse porte é muito significativo para todos os gestores escolares, para que possam entender melhor, e discutir um novo gerenciador diante de um contexto como esse, que é o da pandemia. Por isso, esse webinar é tão importante e necessário. Acreditamos que essa formação tenha mais de 10 mil acessos, haja vista que é destinada a gestores de todo o Brasil. Aqui na Semect, nós convidamos todos os gestores a se inscreverem, para que a gente possa melhorar cada vez mais o trabalho e o acompanhamento do dinheiro direto na escola que é transferido pelo FNDE”, pontuou a secretária.