Na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou um café da manhã na sede da pasta, a fim de homenagear as mães que integram o órgão, e aproveitar o momento divulgar a Campanha Maio Laranja, que visa o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“A gente dá o pontapé inicial fazendo na sede com as mães. A partir desta quarta-feira (12), seguimos em todos os CRAS da cidade de Caxias, levando essa mensagem e tentando melhorar os dias das mães caxienses, assim encerrando dia 22 de maio. Estamos tentando não aglomerar. Ao mesmo tempo a gente segue com a Campanha Maio Laranja. E com essa Campanha, a gente vem conscientizar as pessoas sobre esse grave problema. O nosso município tem que contribuir para que isso não aconteça dentro município. Ligue 100, denuncie”, afirma Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Gentil Neto, secretário Municipal de Adjunto de Urbanismo; e, Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, além dos integrantes da pasta estiveram presentes.

“Nós estamos resgatando a valorização das mães, do jeito que o nosso saudoso Zé Gentil fazia. Nós sabemos que não podemos fazer festa como fazíamos anteriormente, por conta das aglomerações, mas vamos valorizar as mães. Montamos a Campanha Maio Laranja , para que a população possa se conscientizar. Só através dessa união, das denúncias, é que iremos coibir e punir aquele que merece ser punido”, frisa Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

A Campanha tem como tema em Caxias (MA): “Meu Povo Não Se Cale, Denuncie!”; e, como lema: “Faça Bonito”, o desafio é imenso, uma vez que 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados, conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). A campanha visa mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa realidade.

O objetivo da campanha é levar informações à população buscando a conscientização de todos. Mas, além de conhecer a realidade atual de crianças e adolescentes, o objetivo é também combater o crime, denunciando e responsabilizando as pessoas que cometem os crimes.

HISTÓRIA
Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a criar a campanha Maio Laranja (Lei 5.118/2017), que é lembrada no dia 18 de maio, em homenagem à jovem Araceli, assassinada de maneira brutal em 1973, no Estado do Espírito Santo, aos 8 anos de idade.

O dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.

“No dia 18 vamos ter blitz informativa na cidade inteira, vamos tentar passar para as pessoas o valor e a possibilidade de tentarmos divulgar o máximo que pudermos. Vamos divulgar na Rodoviária, no Mercado Central e nas praças, para tentar informar as pessoas sobre a Campanha, para erradicarmos esse mal”, afirma Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.