Prefeitura de Caxias trabalha junto aos bancos da cidade para minimizar os efeitos da covid-19. Uma das ações está acontecendo na Agência do Bradesco. Com a parceria estabelecida entre a gestão municipal por meio das secretarias de Transportes e Segurança, foi possível a instalação por parte do banco, uma tenda, na Travessa Antônio Joaquim, ao lado da agência.

Os clientes acreditam que a medida melhorou um pouco mais a situação, pois, os clientes estavam espalhados pelo meio das praças, sem qualquer organização. Agora, há um ordenamento. Há uma tenda onde as pessoas ficam nas cadeiras, são chamadas uma após a outra até que todas sejam atendidas. Diariamente, aproximadamente 60 pessoas são atendidas.

“O serviço melhorou com a tenda. Poderia melhorar mais com um sistema de agendamento por celular, para evitar a espera”, disse Francisco Soares, cliente.

“Melhorou. Mas, se tivesse uma pessoa do banco informando ou um papel para informar que, por exemplo, renovar senha é dia tal, seria mais fácil, porque assim evitaria mais essa aglomeração”, frisa Ricardo Bezerra, cliente.

O trabalho também visa dar o mínimo de distanciamento entre as pessoas que vão em busca dos serviços da agência bancária, para que não haja a contaminação de uma pessoa para outra com covid-19. O secretário municipal de Segurança do Município, Sargento Mesquita, afirma que a medida visa impedir a aglomeração de pessoas, que era um dos problemas crônicos na Praça Gonçalves Dias.

“Nós fizemos uma reunião com os principais bancos da área central: Caixa Econômica, Banco do Brasil e Bradesco, justamente para que a gente pudesse traçar um planejamento sobre a situação de aglomeração no Centro da cidade nessas agências. Nós traçamos uma meta, para que a gente possa mudar a realidade no Bradesco e Caixa Econômia. Já tem uma tenda e cadeiras, nós fizemos um isolamento. Essa ação tem minimizado a situação de aglomeração. Eu estive lá e vi que melhorou no Bradesco. Esperamos que nos próximos dias, a Caixa Econômica deva colocar também uma tenda”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública.

“A instalação da tenda é uma forma de fazer valer o decreto. Estamos também fazendo um trabalho de conscientização para que as pessoas procurem os canais alternativos”, disse David, um dos responsáveis pela agência do Bradesco em Caxias (MA).