A Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Caxias, solicita aos caxienses que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, Coronavac ou Astrazeneca, e que por conta do Governo Federal ainda não ter enviado mais vacinas, ainda não tomaram a segunda dose, que aguardem o Ministério da Saúde enviar novamente aos estados e municípios para que 2ª dose da mesma vacina seja administrada.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica, ressalta também que a falta de vacina nos últimos dias tem acontecido em todo o país. Verônica Aragão, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explica sobre a logística de distribuição da vacina.

“A gente tem que entender como é a logística do governo, do Ministério de Saúde. Ele não mandou para o município todas as doses, não mandou primeira e segunda dose para o município guardar, ele foi distribuindo e emitindo notas como sendo primeira dose, para ser aplicada em determinada população, e, dizendo quais eram os grupos, e, fomos fazendo essa vacina. Em relação a segunda dose, ele também continua mandando, só que ultimamente esses recebimentos têm sido muito pouco, em quantidade insuficiente até. Então, por isso, algumas pessoas têm achado que acabou. Não quer dizer que vai faltar, que ninguém vai tomar a vacina. A vacina vai chegar, mas por conta da produção estar pouca no país, ela não está chegando na quantidade que a gente gostaria e que está necessitando”, explica.

A coordenadora reforça a importância das pessoas tomarem a segunda dose da mesma vacina que foi aplicada na primeira dose. Se a primeira dose foi de Coronavac, a segunda dose, deve ser da Coronavac. Se, por acaso a pessoa tenha tomado a primeira dose da AstraZeneca, a segunda dose também é da AstraZeneca.

“A Coronavac, a gente sabe que o intervalo é menor, entre 14 e 28 dias. Mesmo que esteja com mais de 30 dias não se preocupe, o nosso cérebro tem células de memória, a partir do momento que receber a segunda dose o organismo vai processar e vai sair imunizado. Já a Astrazeneca é um período maior, muitas pessoas se surpreendem porque são 90 dias, mas é o que o fabricante determinou. Então, vamos compreender e vamos tomar a vacina certa, tomou Coronavac na primeira dose, na segunda dose vai tomar Coronavac. Se tomou Astrazeneca, na segunda dose vai tomar Astrazeneca”, finaliza Veronica Aragão.

Até agora das 52.317 doses recebidas; já foram aplicadas 44.950 em todos os públicos prioritários em Caxias (MA). Esses dados são com base no Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (12), do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus do município.