O lançamento da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), foi na tarde dessa quinta-feira (13), por meio de uma live realizada para o canal do You Tube da própria secretaria. Este ano o tema que será trabalhado é: Poesia em tempos de pandemia; e, como lema: Cuidados com o corpo, mente e emoção.

“O contexto nos permitiu pensar em novas saídas, repensar a educação, e nesse meio a arte é responsável por você repensar e se aliviar dos incômodos da vida a tantas lâminas que nos cortam. A arte foi trazida para o centro do debate, por meio da linguagem e da leitura. Hoje, estamos apenas lançando a FLICT, em breve iremos começar a fazer as reuniões, que vão culminar em um evento no mês de setembro. Se você é um artesão da palavra ou de outra arte, entre em contato conosco para mostrar o seu trabalho”, destaca Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória de Cultura da SEMECT.

“A FLICT é uma feira importante para Caxias e para a região dos cocais. Neste momento eu quero parabenizar a secretária, Ana Célia Damasceno, e também o Prefeito Fábio Gentil, por idealizarem essa feira que abre janelas e horizontes”, frisa Darlan Almeida, vereador.

“Nós estamos fazendo o lançamento hoje, para que os professores e diretores possam se organizar, baseados no tema e lembrando que a poesia é a nossa respiração maior. Então, a educação está aqui para que os nossos colegas possam nos ajudar e ajudar as crianças com o pensamento de que ler e escrever é o mais importante”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Durante a FLICT, vai acontecer a 19ª edição da Feira Municipal de Literatura, e também a 4ª edição do Seminário Saberes dos Cocais, que possibilitam debates sobre diversos temas importantes.

Esta é a 4ª edição da FLICT, que vai contar com todas as apresentações de forma on- line. Até aproximadamente setembro de 2021, os trabalhos dentro das escolas vão acontecer visando a preparação de todas as atividades que serão apresentadas durante os dias da FLICT, que este ano vai homenagear também os artistas.

“Agora, vamos planejar e produzir os vídeos com base no tema, como foi feito na 3ª edição. Ano passado tivemos mais de 40 mil participantes. Este ano vamos trazer pessoas de fora do Brasil para participar, vamos fazer as lives com o Seminário Saberes dos Cocais. Nesta 4ª edição, vamos homenagear todos os artistas, escritores e artesãos, dentro da sua área da sua função”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

A secretária Ana Célia Damasceno, lembra que o coroamento da FLICT será comenda Ubirajara Fidalgo, que homenageia o Dramaturgo caxiense e um dos melhores do país.

“Este ano, nós queremos trazer nossa Sabrina Fidalgo para fazer uma fala sobre a importância de se respeitar a cor negra, evitar o racismo, precisamos trabalhar esse tema aqui em Caxias (MA) e em todos os lugares. Então, nós vamos trazer a filha do Ubirajara para trabalhar esse tema que é tão importante”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).