A Prefeitura de Caxias está tomando uma série de iniciativas para melhorar a vida dos caxienses, diante do contexto da pandemia do novo coronavírus. Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Fábio Gentil, em entrevista à TV Mirante, destacou as principais ações da gestão municipal e outras que tornam a cidade de Caxias, um exemplo a ser seguido em todo o país.

VACINAÇÃO E COMBATE À COVID-19

Uma das ações destacadas foram as ações preventivas de enfrentamento à covid-19 com o investimento na rede hospitalar, e também o avanço na vacinação. Das 52.317 doses recebidas, Caxias já aplicou 45.423, ou seja, o correspondente a 86,8% das doses das vacinas que chegaram no município.

Ao tempo em que a situação de controle vai sendo percebida, a gestão municipal também vai tomando medidas de flexibilização, a exemplo do esporte. “Já tomamos medidas mais restritas em nossos decretos, mas este momento, a gente flexibiliza um pouco, voltando a prática de esportes, sem aglomerações e sem torcidas e sem campeonatos, só para a prática do esporte. Mas, nós vamos continuar com o serviço de conscientização nas UBS’s, com o Tele Corona funcionando, lado a lado com a população”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

MINHA CASA MELHOR MUNICIPAL E PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

O gestor também falou sobre a criação do Programa Minha Casa Melhor Municipal, uma versão adaptada do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, que vai beneficiar centenas de famílias caxienses, concedendo auxílio financeiro para compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos para representantes familiares já cadastrados no CadÚnico.

O projeto será  executado em 217 municípios do Maranhão. A proposta é o governo oferecer o valor unitário de R$ 600,00 por representante familiar, através de um cartão de débito para a compra em lojas credenciadas. Por outro lado, os donos de lojas de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos podem se cadastrar no programa Minha Casa Melhor, para a venda dos produtos que têm utilidades no lar.

“É uma cópia do Programa do Governo do Estado, onde o município de Caxias irá beneficiar centenas de famílias de baixa renda com um cartão, onde esse cartão vai possibilitar que as famílias possam ir no comércio local, adquirindo um produto”, disse o gestor.

A Prefeitura também enviou à Câmara Municipal de Caxias, um Projeto de Lei que instituiu o Programa de Regularização Tributária, e, com a sanção do executivo, passará a vigorar no município uma série de descontos em vários impostos, além do parcelamento das dívidas das empresas já instaladas na cidade.

A medida visa garantir que os empregos sejam preservados. “Fizemos esse Refis municipal, onde as empresas que estão inadimplentes, possam ter até 80% de desconto e possam investir em seu comércio”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

BLITZ URBANA

Outro tema abordado, foi a Blitz Urbana, que vai colaborar com a urbanização da cidade, dar ordenamento ao espaço público e contribuir com a limpeza pública em Caxias (MA). “Implantamos nossa Blitz Urbana, onde a prefeitura entrará com a desapropriação para a construção de um prédio público municipal, creche ou escola, e, consequentemente vamos evitar a poluição em nossa cidade. E o lixo, a gente sabe, prejudica a saúde pública do nosso povo”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

SALÁRIO ANTECIPADO E DÉCIMO TERCEIRO

Fábio Gentil, também lembrou aos maranhenses sobre o compromisso da gestão municipal de Caxias com o pagamento dos salários dos servidores. Este mês, além da antecipação do salário dos aposentados e pensionistas, haverá a antecipação do décimo terceiro, injetando mais de R$ 30 milhões de reais no comércio caxiense.

“A partir de hoje (14), já começa o pagamento do funcionalismo municipal e a 1ª parcela do décimo terceiro. O município de Caxias dá o exemplo para a nossa população, injetando no comércio local mais de R$ 30 milhões de reais. É sinal de compromisso com a população”, diz Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).