A reunião foi na sala da Coordenação Pedagógica da SEMECT, entre os integrantes da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Caxias (MA) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), visando conhecer as demandas educacionais e saber como são desenvolvidos os programas, projetos e ações da pasta.

Estiveram presentes na reunião, dentre outros integrantes: A Presidente da Comissão, Chyntia Lucena; a vereadora Ângela Machado, o vereador Darlan Almeida; a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, além de coordenadores de cada setor, que apresentaram na reunião, a funcionalidade de cada núcleo da Secretaria e também as demandas de cada coordenação, para que a comissão tenha conhecimento de todos os programas realizados.

A vereadora Ângela Machado, que integra a Comissão de Educação na Câmara, destacou que ficou surpresa com a abrangência do trabalho realizado na educação em Caxias (MA). “Eu fiquei surpresa com tantas demandas educacionais, tantos projetos inovadores e inteligentes que realmente somam para uma boa educação municipal. Eu realmente não tinha conhecimento de tantas ações, vejo que a Secretaria de Educação é atuante e muito ativa, só digo que fiquei impressionada com a demanda da pasta”, frisou a vereadora.

“Eu já conheço o trabalho competente da secretária de Educação, Profª Ana Célia Damasceno. Vejo que ela tem realmente amor pela Educação, e no contexto da pandemia, vimos um trabalho atuante. E nessa explanação ficou claro o trabalho da equipe que se mostra alinhada e muito determinante para que a Educação ande para frente, mostrando que o prefeito Fábio Gentil foi certeiro em convocá-la para a pasta”, lembra Darlan Almeida, vereador.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, frisou o quanto é importante o legislativo conhecer e ajudar para que a educação municipal cresça ainda mais. “A comissão tem a função de investigar e questionar, e, também ajudar no que for possível as demandas educacionais. Eu particularmente fiquei muito encantada com grandes projetos e preocupação com o alunado, com os professores e as demandas educacionais, que mesmo nessa época pandêmica, podemos perceber como a educação elaborou diversos projetos e atuou bastante com projetos do Plantão Social, que acompanha, pais e alunos que precisam ser assistidos, principalmente nessa época pandêmica, estou feliz por ter conhecido uma equipe tão competente”, destacou Cynthia Lucena.

Em sua avaliação, a secretária Ana Célia Damasceno, lembrou que ficou satisfeita com a manifestação de interesse da Câmara Municipal de Caxias e estar ciente dos trabalhos desenvolvidos pela gestão municipal. Além de trabalharem juntos no sentido de somar forças na construção de uma educação com cada vez mais qualidade no município de Caxias (MA).

“Aqui tivemos o prazer de receber a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias (MA), que tem como Presidente a Vereadora Chyntia Lucena, e também por termos as presenças dos membros da comissão, como a vereadora Ângela Machado e o vereador Darlan Almeida. Cada um deles questionaram, perguntaram sobre alimentação escolar, projetos pedagógicos e outras demandas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, e viemos também agradecer ao prefeito Fábio Gentil que cobra para termos a melhor educação possível, e, por isso, estamos fazendo o melhor pelo setor”, afirma Ana Célia Damasceno, Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).