Em breve, Caxias vai ganhar um Complexo Cultural. As obras de revitalização do Complexo Ferroviário de Caxias está mais de 40% concluídas, e a previsão é que até o final deste ano, a obra seja entregue. Em visita ao local, que também congrega o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), o prefeito Fábio Gentil, acompanhado do Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Santos, destacaram a importância do espaço que vai engrandecer ainda mais a cidade de Caxias (MA).

“A obra está dentro do cronograma, mesmo que tenha parado por conta do pico da pandemia, mas ela corre dentro do cronograma. E a previsão é que ela fique pronta entre novembro e dezembro. A Antiga Estação Ferroviária de Caxias vai ser transformada em um espaço agradável para a cultura, pro turismo, resgatando a história de Caxias”, frisa Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“Aqui na Estação Ferroviária, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias, o IPHAN e Governo Federal, faz com que gere uma obra com quase R$ 7 milhões de reais, onde a população será beneficiada com teatro, biblioteca e cafeteria”, frisa Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

A obra está sendo executada com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, em um prazo de 2 anos, e está orçada em pouco mais de R$ 6 milhões e 501 mil reais. A área para apresentações culturais e exposições já está bem adiantada; um teatro com 375 lugares, sendo 6 para pessoas com deficiência e 3 para para pessoas obesas; área educacional; ampla biblioteca; laboratório de restauração e digitalização de documentos, dentre outros espaços de sociabilidade, também vão fazer parte do complexo cultural. Os executores da obra, querem entregar dentro do prazo, mas teve uma parada por conta da pandemia.

“Já temos mais de 40% da obra concluída. Adiantamos a obra, na parte de infraestrutura, e em termo de cobertura. Agora estamos na fase de acabamento”, frisa Adeilton Dias, mestre de obras.

O prefeito Fábio Gentil, trabalha também para que seja possível explorar um turismo, para além do espaço, onde está construído o Complexo Cultural, com um trem sobre trilhos, que será possível, também visitar o Engenho D’água, e quem sabe até Teresina, com um charmoso Trem do Forró.

“Vai nos dá a possibilidade de resgatar um grande sonho, que é a locomotiva de passageiros, de Caxias a Teresina ou de Caxias a Engenho D’água, que será o Trem do Forró. Com certeza vai melhorar muito a nossa cultura, mas vai também qualificar o nosso turismo. Uma cidade que é turística, ela gera emprego e renda. Nós precisamos fazer com que Caxias seja beneficiada com essas obras turísticas”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A obra marca também o esforço conjunto de entidades e entes federativos, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC); Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo; Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e governo federal, que juntos estão tornando o sonho possível.