O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, considerado o Dia “D”, da Campanha Maio Laranja, foi de muita conscientização nessa terça-feira (18). A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) esteve em vários bairros da cidade: Centro, Trizidela, Volta Redonda, Veneza, dentre outros, realizando um trabalho de divulgação da campanha, e também solicitando a colaboração de todas as famílias para o cuidado especial que todos devem ter com as crianças.

“É o dia D, foi um dia em que procuramos passar as informações sobre a campanha e canais de denúncias, onde as pessoas podem estar denunciando o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembra John Maykol, equipe da Assistência Social.

“É uma campanha boa, e todos têm que colaborar. Temos nossos filhos e precisamos primar pela proteção deles”, disse Cleonice, permissionária do Balneário Veneza.

“É uma campanha muito importante, que vem com o tema “Faça Bonito”, e o que é fazer bonito? É identificar a violência, denunciar e conversar com nossas crianças, você pai ou responsável. O Maio Laranja é o mês de maior incidência da campanha, lembra muito o estupro de uma criança que ficou impune. Mas, a política de combate é o ano inteiro”, explica Kamila de Sousa, Conselheira Tutelar.

As equipes distribuíram panfletos, esclareceram o que vem a ser a campanha, pregaram adesivos em carros e motos, dentre outras ações. O trabalho contou com o apoio do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Durante as ações foram divulgados os números de contato do Conselho Tutelar (99) 99953-7489; CREAS (99) 99901-5237; e o Disk 100, número nacional que atende as denúncias de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, garantindo o anonimato da pessoa que faz a denúncia.

A Campanha tem como tema em Caxias (MA): “Meu Povo Não Se Cale, Denuncie!”; e, como lema: “Faça Bonito”, que tem como grande desafio, o enfrentamento de uma realidade em que 80% dos crimes de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrem em ambiente familiar, e apenas 2% dos delitos são denunciados, conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

“Tem que denunciar mesmo. Eu acho que ninguém deve se calar, sabendo ou vendo a pessoa tem que denunciar”, destaca Sandra Silva, mãe.

“É um público que depende dos adultos, e muitas crianças não são respeitadas. A gente tem que denunciar mesmo esse tipo de violência”, disse Daniel Alves, aposentado.

O objetivo da campanha é levar informações à população buscando a conscientização de todos. Mas, além de conhecer a realidade atual de crianças e adolescentes, o objetivo é também combater o crime, denunciando e responsabilizando as pessoas que cometem os crimes.

HISTÓRIA

Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a criar a campanha Maio Laranja (Lei 5.118/2017), que é lembrada no dia 18 de maio, em homenagem à jovem Araceli, assassinada de maneira brutal em 1973, no Estado do Espírito Santo, aos 8 anos de idade.

O dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.