Nessa quarta-feira (19) teve continuidade a vacinação contra covid-19 com a vacina CoronaVac, após a chegada de 2 mil doses do imunizante em Caxias. A imunização com esta vacina, está sendo feita exclusivamente para pessoas que já tinham tomado a primeira dose da mesma.

Verônica Aragão, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou sobre o processo de vacinação com a CoronaVac “A gente sabe que está em falta a vacina (CoronaVac) no país, Caxias também passou alguns dias sem a segunda dose da vacina, mas recebemos uma quantidade que a gente acha que vai suprir aqueles que estão mais atrasados. Eu quero reforçar que, as pessoas tenham calma e deem prioridade a quem está com a vacina mais atrasada. Se você não tomar na data certa não significa que vai atrapalhar de forma alguma sua imunização. Nosso organismo responde quando recebemos a segunda dose, ele tem células de memória e facilmente identifica que a pessoa já tomou a primeira dose, ou seja, quando você recebe a segunda dose ela completa a sua imunização”, ressalta.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica também destacou a importância de que a pessoas que tomou a primeira dose da vacina CoronaVac, tome a segunda dose da mesma vacina. “As vacinas são diferentes, tem a mesma finalidade que é combater à covid-19, porém são feitas de formas diferentes. Quem tomou a primeira dose de CoronaVac obrigatoriamente tem que tomar a segunda da CoronaVac, a mesma coisa com a AstraZeneca. Vale lembrar que tem um intervalo diferente, a CoronaVac o laboratório ele estipula que seja de 14 a 28 dias, mesmo passando dessa data, não há prejuízo. Enquanto a AstraZeneca temos que fazer até 120 dias, o Ministério de Saúde determinou que seja feita com 90 dias. O intervalo da AstraZeneca é de 4 semanas, que é um mês, até 90 dias, que são os 3 meses, ou até 120 dias no máximo. Mas as pessoas devem tomar a mesma vacina”, finaliza Verônica Aragão.

Josmike Machado, que tomou a segunda dose da CoronaVac, fala sobre a expectativa para a vacinação. “A expectativa era grande, porque essa segunda dose demorou a chegar , ficamos apreensivo. Graças a Deus ontem eu soube que tinha chegado a vacina, hoje eu vim vacinar, já vacinei e estou tranquilo”, ressaltou.

A vacinação está acontecendo no SESI, exclusivamente para as pessoas que irão tomar a segunda dose da CoronaVac, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e segue nos demais pontos de vacinação do município: no Ginásio de Esporte João Castelo, para segunda dose de CoronaVac, e primeira e segunda dose de AstraZeneca, de segunda à sábado, das 8h às 17h, no Caxias Shopping (somente na modalidade Drive Thru: carro e moto) para segunda dose da CoronaVac, e primeira e segunda dose de AstraZeneca, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Até essa quarta-feira (19), segundo o Boletim Epidemiológico, Caxias havia recebido 56.827 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, e aplicado 49.174 doses.