A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da parceria entre a secretaria de Saúde e de Educação, e o programa Saúde na Escola (PSE) Educação e Saúde, deu início a vacinação contra a gripe, também chamada de Influenza, com o objetivo de imunizar os professores da Rede Pública Municipal.

A vacinação está acontecendo em cada polo educacional, teve início na última segunda-feira (17) na UIM Leôncio Alves Araújo; no dia 18 de maio na UIM José Castro, a procura seguiu os protocolos de saúde orientados pela OMS, Governo Federal, Estadual e da Prefeitura Municipal.

Nessa quarta-feira (19), a UEM Teodomiro Carneiro, no Bairro Vila Arias, recebeu professores do polo e da rede municipal do Campo. As informações sobre os locais de vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Caxias, e nas redes sociais digitais da SEMECT (Facebook, Youtube ou Instagram).

A equipe de vacinação começou a receber os professores a partir das 8h, muitos professores aproveitaram a oportunidade de receber a vacina, como a diretora da CEI Vila Arias, Fátima Aspen que falou sobre a oportunidade de se vacinar.

“Vim me vacinar hoje, porque a escola em que trabalho faz parte do referido polo, aproveitei logo o momento. Segui todas as medidas de orientação para me vacinar, estou feliz e mais tranquila, pois, já fui vacinada contra a covid-19, e agora me vacinei contra Influenza após o prazo de 14 dias. Isso, mostra que a Prefeitura Municipal de Caxias, a secretária de saúde e de educação estão de parabéns por realizar este trabalho”, disse Fátima Aspen.

Segundo a enfermeira e coordenadora do PSE Saúde, Amanda Serejo, a vacina contra a gripe também é muito importante. “Essa vacinação contra Influenza é muito importante, porém é preciso seguir alguns procedimentos como os 14 dias estipulados após a vacinação contra covid 19, para depois tomar a vacina contra a Influenza que é necessária nesse momento, porque não deixou de existir as outras doenças, precisamos continuar nos imunizando e se cuidando”, ressaltou a enfermeira.

O vigilante Antônio Borges, foi ao local para se vacinar e explicou que é bom prevenir-se. “Essa vacina contra a gripe é muito importante, porque protejo não só a mim, como minha família e amigos, pois me protegendo, consigo proteger meu próximo”, disse seu Antônio.

Conforme o protocolo informativo disponibilizado, professores, gestores e coordenadores pedagógicos que trabalham na zona rural, podem escolher uma escola para se vacinar, a professora Alda Maria, que é gestora da UEM Jardins do 2º Distrito falou sobre a sensação que sentiu ao receber a vacina.

“Agora estou com a sensação de segurança e alívio, pois percebemos que o município tem se preocupado muito com à população, realizando um trabalho constante de prevenção e imunização, temos que aproveitar para nos vacinarmos, e hoje à população rural é assistida. A Secretaria de Saúde e Educação estão de parabéns, pois percebemos a forma e o carinho que os educadores tem recebido”, disse a professora.

Joselma Lopes, enfermeira e coordenadora do PSE Educação, ressaltou sobre a procura dos professores pela vacina. “Nós nos programamos para atender todos os professores nas escolas polos, e imunizar todos os professores que é o público alvo da campanha da Influenza desde o dia 12 de maio, se estendendo até o dia 09 de junho. Então, estamos disponibilizando a vacina para esses profissionais, para tanto, estamos disponibilizando todos os dias os cronogramas de cada escola a receberem os professores que poderão ir receber a vacina”, lembra Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

“A vacina aqui na escola foi tranquila, sem aglomeração e todos seguindo os protocolos, os professores da escola foram todos vacinados e muitos da zona rural, é importante todos se vacinaram, pois a imunização e prevenção contra Influenza é mais uma forma de combater os vírus, principalmente o da gripe”, lembra Romélia Arcângela, gestora da UEM Teodomiro Carneiro.

A Secretaria de Saúde recomenda que a vacinação contra covid-19 seja a prioridade, após a imunização, aguarde o período de 14 dias após a vacina, procure as escolas do cronograma, para vacinar-se contra a Influenza.