Na última quarta-feira (20), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Caxias, realizou uma homenagem aos técnicos e auxiliares de enfermagem, em alusão ao dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, celebrado na mesma data. O evento contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; da Assessora Especial da Prefeitura de Caxias, Amanda Gentil; a coordenadora do SAMU, Rita Paz, dentre outros profissionais da unidade.

Atualmente os técnicos e auxiliares de enfermagem atuam em toda a rede municipal de saúde, e são de extrema importância para o andamento da saúde na gestão municipal. O Prefeito Fábio Gentil, destacou a importância do trabalho dos técnicos e auxiliares de enfermagem para o município.

“Um dos órgãos mais importantes do município de Caxias é o SAMU, ele presta o primeiro atendimento, ajuda a salvar vidas, dá o direcionamento e estabiliza o paciente. Nós precisamos entender que esses grandes profissionais, a grande família que é o SAMU, hoje enaltece o município de Caxias. Vir aqui parabenizar todos os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem como forma de respeito é o mínimo que nós podemos fazer. São pessoas que estão colocando em risco sua vida e de sua família, sabemos que o momento é de pandemia, de dor, mas as pessoas estão firmes e fortes com o mesmo propósito, verdadeiros heróis que nos ajudam a salvar vidas, fica aqui o nosso agradecimento”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Hoje que é um dia de comemoração eu não podia deixar de prestar homenagens no dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem, para parabenizar todos que se esforçam e que salvam, todos os dias vidas no nosso município”, ressaltou, Amanda Gentil, assessora Especial da Prefeitura de Caxias.

A coordenadora do SAMU, Rita Paz, lembra que a atuação dos técnicos e auxiliares de enfermagem durante a pandemia foi fundamental para salvar vidas. “O mês de maio que é um mês agraciado, é o mês das mães, mês da enfermagem, do assistente social, do pedagogo, é o mês que comemoramos vários profissionais de suma importância pra nossa sociedade. Mas hoje, para mim, é considerado um dia muito importante e especial, que é o dia de um profissional, que ainda é pouco valorizado, que é o técnico de enfermagem. Nós sabemos que é um profissional que, principalmente nesse momento que estamos enfrentando de pandemia, vem carregando essa pandemia nas costas, que são os profissionais da enfermagem, na comissão de frente. Em especial os profissionais do SAMU, que estão na comissão de frente da saúde, que vem contribuindo e colaborando com a saúde e a qualidade de vida da nossa população”, destaca.

A técnica de enfermagem, Kiara Sena, frisou a importância dos técnicos de enfermagem. “A nossa profissão é muito importante, e principalmente neste  período de pandemia. Eu sempre digo que é mais do que uma profissão, é uma missão dada por Deus, porque você em um período desses, deixar sua família, seus filhos, para cuidar de quem você não conhece é mais do que uma profissão, é amor, é uma missão de Deus”, lembra.

Luara Feitosa, médica reguladora do SAMU Caxias, falou sobre a homenagem realizada pela unidade para os técnicos e auxiliares de enfermagem. “Hoje é dia do técnico e auxiliar de enfermagem, no SAMU a gente conta com 5 equipes, fora as motolâncias. Então são profissionais que estão diuturnamente nas ruas, salvando vidas. E a Prefeitura de Caxias, juntamente com a coordenação do SAMU, teve essa iniciativa de preparar essa homenagem como forma de agradecimento e de reconhecimento, para esses profissionais que estão na linha de frente na pandemia, atendendo os traumas na cidade, acidentes, facadas, tiros, então a gente só tem realmente que bater palmas pra esses profissionais e agradecer o empenho”, enfatizou.