SAÚDE – Maternidade Carmosina Coutinho realiza Campanha de Doação de Leite Materno; saiba como participar!
Todos os anos, no mês de maio, o Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, com o objetivo de incentivar a doação de leite materno no país, visto que é o principal alimento do recém-nascido e através dele é possível salvar diversas vidas. Além disso, ao praticar esse ato de solidariedade humana, quem doa é beneficiada, por um alívio nos sintomas de mama cheia, ajudando no tratamento da mastite, que provoca dor e inchaço, e ainda mantém a produção de leite para o seu próprio filho.
Em Caxias, o Banco de Leite da Maternidade Carmosina Coutinho, destina o leite que recebe para as crianças recém-nascidas que estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os bebês que recebem o leite, geralmente, são prematuros e de baixo peso, aos quais as mães não conseguem produzir leite nos primeiros dias de vida deles ou que possuem dificuldade na sucção.
A enfermeira Nilsinara Moura, responsável pelo Banco de Leite, ressalta a importância destas doações. “Esse leite salva vidas. É extremamente importante a doação, porque nós temos em torno de 10 leitos de UTI, que têm dias que estão lotados. Trabalhamos com metas, e precisamos sempre ter leite em estoque, porque todo dia é prescrito pelo pediatra leite humano para esses bebês”, frisa.
Com a pandemia, as doações tiveram uma queda, e a Maternidade Carmosina Coutinho adotou uma nova estratégia para manter o estoque de leite materno. A equipe da unidade monta kits, com vidros esterilizados, gorro, máscaras, além de fazer orientações para as doadoras. As mães que desejam doar entram em contato com a Maternidade e recebem esse kit em casa. Após o leite ser coletado pela própria doadora, ela entra em contato com a Maternidade e a equipe responsável recolhe a doação. Esse processo traz segurança para as lactantes e para seus filhos, pois diminui o contato com outras pessoas.
A enfermeira explica como a doação de leite funciona. “A solidariedade dessas mães que possuem leite excedente, aquele leite que a mãe dá para o seu filho, o bebê mama, mas quando acaba a mamada, a mama ainda continua cheia. É esse leite excedente que é doado. A mãe vai terminar de esvaziar a mama, colocar em um vidro, congelar e comunicar para o banco de leite”, disse Nilsinara Moura, enfermeira.
A Prefeitura de Caxias pede às lactantes, que possuem leite excedente, que entrem nesta corrente de amor e solidariedade e doem leite materno para o banco de leite da Maternidade Carmosina Coutinho. O telefone para contato é: (99) 9 9902-8885. Ou ainda, podem se direcionar até o seguinte endereço: Avenida Valter Brito, S/N, Campo de Belém.