A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) através da Coordenação do Programa Busca Ativa Escolar Municipal, realizou o dia “D” da Busca Ativa Escolar, que teve como tema “A Importância da Preservação do Direito à Educação”. O evento aconteceu em vários polos escolares, cada instituição utilizou estratégias do programa de enfrentamento da evasão escolar, desenvolvido pela UNICEF em parceria com a UNDIME e o CONGEMAS, fazendo assim, acreditar que essas ações dos programas são grandes responsáveis por êxitos educacionais.

Por conta da covid-19, a coordenação do programa na rede municipal, propôs para as escolas realizarem ações que visem chamar atenção para conseguir atingir o público escolar, a exemplo dos pais, mães ou representantes legais, para que se sintam sensibilizados e possam matricular seus filhos.

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, as escolas nunca deixaram de atuar realizando suas atividades, sejam elas virtuais ou remotas, que sempre permaneceram desenvolvendo suas atividades educacionais, vislumbrando algumas formas de estratégias, como a criação do dia “D” da Busca Ativa Escolar, que se iniciou no dia 24 de maio, se estendendo até o dia 28 de maio, tendo como objetivo fazer com que os alunos retornem às salas de aulas, mesmo que seja de forma virtual ou remota.

Algumas atividades realizadas pelos polos como palestras e debates virtuais, com a temática voltada ao planejamento escolar desenvolvido pela SEMECT, no intuito de recuperar alunos evadidos, outra forma foi utilizada pelas escolas, foi o encontro presencial com educadores, pais de alunos e coordenação pedagógica. Foi realizada blitz no trânsito, carreata, dentre outras ações voltada para enfrentamento da evasão escolar.

Todas as ações foram acompanhadas pela SEMECT, em atividades programadas pelos polos, e com participação da comunidade escolar, pois, o objetivo é realizar o chamamento dos pais ou responsáveis de alunos para que sejam feitas as matrículas na rede municipal, através do Programa  “Busca ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode”.