Na manhã desta segunda-feira (31), a Prefeitura de Caxias deu início à vacinação de grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com comorbidades em Caxias (MA). Nesta fase, as mulheres que estão inclusas nesse grupo prioritário serão vacinadas com a vacina da Pfizer.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, explica a logística da vacinação para grávidas e puérperas com comorbidades. “Nós recebemos o quantitativo de 600 doses da vacina Pfizer, um quantitativo além do que estávamos aguardando, o que nos deixa contentes em saber que mais gestantes e puérperas poderão ser contempladas. O público aqui hoje é restrito a gestantes e puérperas, que são aquelas mulheres que tiveram bebê e estejam até com 45 dias, passando desse período já não podem vir vacinar aqui com essa vacina. Mas se estiver com até 45 dias pós-parto pode estar vindo e serão atendidas, e as gestantes também independente da idade gestacional podem estar vindo”.

A coordenadora também falou sobre a diferença da vacina Pfizer, para as outras vacinas disponíveis no município. “A vacina é toda diferenciada, inclusive, a princípio, só começou a vir para as capitais, agora que estão sendo liberadas para os municípios do interior. Ela é uma vacina que exige uma conservação diferenciada das outras, até por isso, nós recebemos uma equipe da força estadual, que está supervisionando e orientando como manusear essa vacina, que é uma vacina nova para gente”, disse Verônica Aragão.

Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, destacou que a vacinação está sendo realizada para grávidas e puérperas com comorbidade. “Lembrando que são gestantes e puérperas com comorbidades, foi aquela listagem que o Ministério considera como doenças prioritárias, no momento, para serem vacinadas. Deve ser comprovada, tanto a condição de comorbidade, quanto a gravidez e o período de puerpério. Então, ela deve trazer seu documento de identidade, seu CPF, cartão de vacina, cartão que está realizando pré-natal e um documento que comprove que o bebê nasceu e que ela está dentro do prazo de 45 dias pós-parto”, lembra.

O Gerente Regional do SESI/SENAI Caxias, Adilson Sousa, ressalta a importância da parceria entre a Prefeitura de Caxias e o SESI/SENAI. “A parceria tem sido muito benéfica, tanto é que estamos estendendo de tal maneira que possamos fazer a testagem a partir de agora. Estamos com o convênio para ser assinado. Até 31 de dezembro, toda testagem da Covid-19, será feita nas dependências do SESI, com o apoio de Prefeitura de Caxias, da Secretaria de Saúde e seus técnicos. Sendo assim, eu entendo que nossa parceria tem sido excelente e o SESI não poderia ficar alheio a um momento como esse”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins, também ressaltou a importância dessas parcerias para o andamento da vacinação em Caxias. “Fazendo um balanço geral, eu diria que fomos felizes em nossas decisões, tanto a nível de município, como a nível de estado, a nível de governo federal, sobretudo com as parcerias que nós conseguimos deslanchar, em especial a equipe do SESI/SENAI, a FIEMA, que também nos incentivou bastante e está capitaneando estes órgãos. Nos encontramos em um estado bastante avançado de parcerias que têm dado bons resultados”, frisou.

A gestante, Ane Karoline, que foi a primeira imunizada pela vacinada Pfizer em Caxias, falou sobre a emoção de está recebendo a vacina. “Valeu a pena a espera, porque é muito gratificante estar imunizando a mim e ao meu bebê”, disse.

A vacinação para as grávidas e puérperas com comorbidades, está acontecendo na sede do SESI/SENAI, de segunda à sexta, das 8h às 17h. No ato da vacinação é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, caderneta de gestante ou registro do bebê.