Desde o início da semana, a vacinação contra a covid-19 para gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) está sendo realizada no Serviço Social da Indústria (SESI).

A gestante Teliana Morais relata a ansiedade em poder tomar a primeira dose da vacina, “Eu estava esperando há muito tempo. Eu sou farmacêutica, há bastante tempo era para eu ter tomado, mas eu estava esperando por uma vacina que fosse mais segura, estava esperando justamente pela da Pfizer, foi bom ter chegado logo. Graças a Deus a maioria dos trabalhadores de farmácia foram vacinados, no meu caso gestante não tinha sido vacinado ainda, então com certeza vai ser uma tranquilidade bem maior” disse.

A vacina utilizada é da farmacêutica Pfizer, assim como a AstraZeneca tem um espaço de três meses para a segunda dose. O processo de preparo para ser aplicada também é um pouco diferente das demais vacinas, como explica o enfermeiro, Ray Queiroz.

“A Pfizer é uma vacina que chegou agora no início dessa semana, é uma vacina que requer todo cuidado, tanto na preparação, quanto no armazenamento. É uma vacina que ela precisa de uma conservação em baixa temperatura, do manuseio até o resfriamento dela e requer resfriadores de alta qualidade. O processo de preparação consiste na diluição, ela é uma vacina diferenciada, pois requer que seja diluída com uma solução fisiológica 9%, para que seja administrada nos pacientes. Então, a gente recebe a vacina e a refrigera em um local específico. A gente só recebe as doses quantitativas do dia que a gente vai realizar a vacinação, ela não pode ser totalmente estocada, recebemos uma quantidade que a gente imagina que vai ser feita no dia. O preparo dessa vacina consiste na diluição com solução fisiológica 9%, a quantidade de solução fisiológica injetada no frasco é de 1,8ml, então ela é diluída juntamente com o próprio imuno que já vem dentro do frasco, a gente injeta 1,8ml de solução fisiológica e realiza esse processo de diluição. Tudo é feito com muito cuidado, porque todas essas doses vêm contadas do Ministério da Saúde”, frisou.

Agora, tanto as gestantes com ou sem comorbidades, podem ser imunizadas no município. Francinete Alves, que está no sétimo mês de gestação, também foi em busca da proteção “A nossa preocupação é devido à variante que está aí, é uma coisa que a gente tem que se prevenir não só nós, como a criança também. Nesse momento, eu tenho que pensar em mim e na minha criança. É muito importante a vacina, eu gostaria que todas as mães tivessem a coragem e atitude de tomar a vacina. Importante é estar imunizado”, destacou.

A vacinadora Eylanny Duarte destacou a importância das grávidas e puérperas, com ou sem comorbidades a se vacinarem, “É um momento de grande espera de todas as grávidas e puérpera (mulheres com até 45 dias após o parto) acima de 18 anos. Antes, as doses da vacina estavam para as grávidas e puérperas com comorbidades, hoje a gente também está vacinando as que não possuem nenhum tipo de comorbidade”, disse.

Ao todo o município recebeu 600 doses da vacina Pfizer, das quais foram aplicadas até o dia 1 de junho, o total de 96 doses. O município de Caxias recebeu 31.532 doses de CoronaVac, e 31.620 de AstraZeneca, sendo que já foram aplicadas 54.010 doses.