A Coordenação Municipal do Programa de Controle de Hanseníase iniciou nesta terça-feira (01), a Oficina Municipal de Dermatoneurológico para Hanseníase com enfermeiros do município. A oficina aborda temas como: O que é a Hanseníase; quais as formas e/ou tipos de Hanseníase; o que é Hanseníase Paucibacilar; o que é Hanseníase Multibacilar; qual o tratamento, o que é e para que serve a avaliação neurológica.

O coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase, Cícero Rodrigues, explicou sobre a oficina. “A avaliação neurológica, na verdade, é um exame neurológico, é uma avaliação clínica. Ela não é invasiva, e busca identificar e dimensionar os transtornos que afetam o sistema neurológico deste paciente. O objetivo maior é tornar os nossos profissionais capacitados, para que possam atender os nossos pacientes com segurança, e que possam proporcionar a estes pacientes um melhor estado de vida, e de certa forma, dar uma garantia maior para esses pacientes, para evitar que esses pacientes venham piorar, e que quando receberem alta saíam sem nenhum transtorno”, disse.

A oficina está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para enfermeiros do município.