A Prefeitura de Caxias decidiu não sediar a seletiva regional dos Jogos Escolares Maranhenses em 2021, por conta da situação da pandemia no município. A reunião que tratou sobre o assunto, foi realizada nessa quarta-feira (02) entre a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, os técnicos da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Estado, Secretaria Municipal de Segurança, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias e Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, no auditório da Prefeitura. Após a apresentação pelo Secretário Municipal de Saúde, de um relatório do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 sobre a situação da pandemia em Caxias, decidiu-se por não realizar a seletiva regional que seria realizada em Caxias em julho de 2021.

“A proposta de sediar os jogos em Caxias, é uma proposta que nos enriquece, nos orgulha muito, entretanto, fizemos uma avaliação técnica, e verificamos que não seria o momento adequado para nós entrarmos nessa empreitada. O mais importante é avançar na imunização, avançar no tratamento, distanciamento social, em todos os cuidados sanitários para contermos o vírus. Então, decidimos que não vamos realizar os jogos estudantis em Caxias”, frisa Carlos Alberto, secretário municipal de Saúde.

“Temos que seguir o decreto. A nossa decisão, é que este ano a gente não como sediar os jogos, temos que cuidar das vidas das pessoas. Teremos com certeza dentro das nossas possibilidades, e com a volta da normalidade no próximo ano, fazer uma programação maior. Um encontro como este, também serve para fortalecermos nossa parceria institucional, as parcerias são sempre bem vindas”, destacou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

As regionais seriam realizadas em julho, a fase final do infantil de 12 a 14 anos em agosto, e do juvenil de 15 a 17 anos em outubro de 2021.  Participaram também da reunião, representantes de Coelho Neto, São João do Sóter, Aldeias Altas e Timon. Embora no momento a decisão tenha sido pela não realização dos Jogos Escolares Maranhenses, caso haja o melhoramento do cenário de enfrentamento da covid-19 com vacinação, a decisão pode ser reavaliada.

“Nós aderimos aos jogos por meio de documentos. Mas, diante da situação sanitária de Caxias e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nós sabemos que trabalhar com vidas, é muito delicado. E, nós não negociamos vidas. Nós esperamos que com a vacina a situação possa melhorar, para que em um momento posterior possa se trabalhar os jogos”, disse Adelson Pedrosa, secretário adjunto do Esporte de Caxias.

“Procuramos entender como está a situação em cada município, para que a gente possa concretizar os jogos. Mas, como foi muito bem dito, tudo é negociável, menos a vida. Nós temos situações muito diversas no estado. Os JEMS é uma competição muito grande. O planejamento é para realizar este ano, mas se fosse hoje, a decisão é não realizar, caso a situação melhore, talvez tenhamos este ano, caso não melhore, não teremos. Nesse momento Caxias desiste dos jogos, porém em um momento posterior a situação melhorando, a gente volta. Pelo calendário de julho, hoje Caxias não tem condições para realizar”, afirma Rosana Mota, coordenadora estadual dos Jogos Escolares Maranhenses.