A Sala da Cidadania da Igreja Católica, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, estão realizando um curso de artesanato para 15 mulheres, mães, do bairro Teso Duro, a maioria delas trabalham no lixão controlado da cidade. A ação visa oferecer outra possibilidade para geração de renda, com a confecção de laços e tiaras.

“Eu participo de todos os cursos. É sempre bom se capacitar, principalmente quem trabalha com artesanato. E, não é fazer o curso e encostar o aprendizado, tem que colocar em prática se aperfeiçoando. Tem gente que faz e não continua, todos que eu já fiz eu coloco em prática. Eu faço ponto cruz e barbante, ou seja, de artesanato eu faço de tudo um pouco” frisa Maria de Lurdes, participante do Curso.

“É muito importante esse curso está sendo desenvolvido aqui na comunidade, porque ele dá prioridade para as mulheres que trabalham no lixão, e para a comunidade. É um projeto que vem da Sala da Cidadania da Paróquia de São Benedito, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, tendo como objetivo principal ensinar a trabalhar a questão do Empreendedorismo”, lembra Andrezza da Andrade, irmã integrante da Sala da Cidadania.

O curso inaugura um novo momento nas vidas dessas mulheres, que diariamente têm vivências muitas vezes dolorosas para sustentar as próprias famílias. A ação realizada aos poucos transforma o dia a dia de cada uma delas. O curso tem duração de 20 horas, segundo a instrutora, todas só sairão do curso quando apreenderem de fato.

“Esse curso tem o objetivo de gerar renda para elas, um laço desses é muito bom para fazer, não gasta muito, e sabendo fazer bem feito é uma boa forma para ganhar dinheiro. Não demora para fazer. Mas, elas só vão sair daqui quando aprenderem”, disse Rita de Kássia, instrutora.

“Neste momento de pandemia nós não podemos encher as turmas, então esse curso vai ser oferecido para 15 mães, onde vamos fazer um curso de laços e tiaras. O principal objetivo é fazer com que elas aprendam a desenvolver uma atividade própria e gerar renda por meio do empreendedorismo, considerando que neste momento de pandemia você pode ficar em casa e fazer o artesanato de forma que se torne vendável”, diz Francyane Barradas, gestora de projetos da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.