Desde a última segunda-feira (31) teve início a vacinação para gestante e puérperas, com e sem comorbidades, com a vacina da farmacêutica Pfizer, em Caxias. A imunização segue até que todas as mulheres que estão neste grupo sejam vacinadas.

Verônica Aragão, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, falou sobre a importância da vacinação para o grupo de gestantes e puérperas. “Essa vacina da Pfizer, é uma vacina considerada pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA como uma vacina segura para ser administrada nesse público que está vivendo um momento especial da vida, que é a gestação ou puerpério. Queremos também alertar que a gestante que contrai a Covid-19, ela fica mais suscetível a ter complicações da doença, por isso, a importância de estar vacinada e protegida. Recebemos o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, que após terminamos essas 600 doses, eles irão fornecer mais para que a vacinação abranja mais pessoas”, disse.

A Coordenadora também alertou para a importância da continuidade dos cuidados contra Covid-19 mesmo após a vacinação. “Alertamos que é necessário continuar a manter os protocolos de distanciamento, procurar ter higiene com as mãos principalmente, evitem aglomeração e procurem passar esse período com tranquilidade e segurança. Sabemos que a vacina é a luz no fim do túnel, é a esperança que temos de combater essa pandemia que assola o mundo inteiro, então vamos garantir a nossa segurança nos protegendo com a vacina”, destacou Verônica Aragão.

A vacinação está sendo realizada exclusivamente, para este grupo, na sede do SESI/SENAI, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para se vacinar, as gestante e puérperas, devem apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência, caderneta da gestante ou registro do bebê. A gestão municipal já aplicou, considerando todas as vacinas que chegaram em Caxias, 57.522 doses, das 63.152 que foram recebidas pelo município.