Abrindo o calendário junino em Caxias, a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude realizou na manhã de segunda-feira (07) o Levantamento do Mastro dos Santos Juninos. Na ocasião, o secretário da pasta, Leonardo Barata, ao lado da secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, destacou a importância do momento cultural para o município.

“Nunca se investiu tanto em cultura como nos últimos anos da gestão do Prefeito Fábio Gentil, um entusiasta e amante da cultura caxiense. Esse ato simbólico, esse mastro sendo levantado aqui em frente ao nosso Palácio da Cultura, serve para preservar os costumes e as tradições do povo de Caxias”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Em seguida, o mastro dos Santos Juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, foram levantado, e com o hasteamento, ao som do Tambor de Crioula Quilombo do Povoado Soledade, houve também a valorização de uma cultura praticada pelas comunidades tanto urbana, quanto rural.

O evento marcou a abertura do calendário junino no município, que acontecerá entre os dias 24 a 30 de junho na cidade Caxias, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais. O São João Que a Gente Quer em Casa, é realizado pela Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, e visa valorizar a cultura local. Este ano, o São João Quer a Gente Quer em Casa vai contar com as seguintes categorias: DJs (colecionador de vinil), cantor solo, cantor e músico, trio de pé de serra, apresentador teatral, grupos culturais, esquema musical, bumba-meu-boi e bandas.