A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), promoveu um encontro virtual reunindo a equipe de técnicos e coordenadores pedagógicos. O objetivo foi analisar as perspectivas do ensino remoto e as questões vivenciadas no contexto escolar e familiar do aluno.

A ação faz parte do Programa de Formação Continuada para Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias (MA) PRO-SERVIR, uma das políticas de valorização profissional e desenvolvimento da educação que integra o Plano de Ação elaborado pela SEMECT.

A formação é realizada por meio da plataforma Google Meet, com a participação de diversos professores que estão avaliando positivamente a iniciativa, como ressalta Ana Lima, Profª de História.

“As formações mediadas promovidas pela SEMECT, visam o aprimoramento do planejamento com a implementação das atividades pedagógicas não presenciais, visando conduzir com mais eficiência o trabalho dos técnicos que acompanham as atividades remotas e nos prepara para o futuro pós-pandemia. Nosso trabalho é fazer a Secretaria estar presente participando ativamente desse momento difícil”, explicou Ana Lima.

Nessas formações, os professores expõem suas práticas, para assim, aprimorar e fazer o melhor, e levar para as escolas as boas experiências que cada unidade de ensino tem conseguido realizar.

“Trata-se ainda de uma ação proposta com objetivos de alinhar o Plano Municipal de Educação para alcançar as metas definidas no eixo da valorização profissional, ressignificação das funções desempenhadas pelos professores, gestores, coordenadores pedagógicos, secretários, merendeiras, motoristas e demais servidores, proporcionando estudos, reflexões, produções de novos saberes e fazeres para a melhoria do desenvolvimento profissional no contexto escolar, educativo e formativo”, detalha Franc-Lane Sousa Carvalho, coordenadora pedagógica.