A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Transportes, realizou uma intervenção no Centro de Caxias para melhorar a trafegabilidade de veículos e a mobilidade urbana no local.

Na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Centro de Cultura, a Secretaria deu acesso livre aos veículos que usam a faixa da direita, ou seja, quem vem pela avenida e quer dobrar no sentido bairro Trizidela pela Avenida Nereu Bittencourt, não precisa parar no semáforo. Sendo assim, a faixa da esquerda é de uso exclusivo para quem pretende seguir em frente, no sentido Praça da Matriz, obedecendo a sinalização do semáforo.

“Segundo o Art. 44-A. do Código de Trânsito Brasileiro, é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão. Sendo assim, sinalizamos este local obedecendo uma uma normativa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por entendermos também que em certos momentos o trânsito ficava emperrado, e boa parte dos motoristas seguiam para a direita. Com a mudança, o trânsito ficará mais rápido para quem vai se direcionar para o outro lado da cidade”, explicou Alberto Simão, secretário Adjunto de Transportes.

Alberto Simão chamou a atenção também para a normativa de trânsito relacionada à conversão livre à direita na Avenida Getúlio Vargas.

“Contudo, vale salientar que no local há uma faixa de pedestres, e todo condutor de veículo, seja carro ou moto ou bicicleta, deve saber que na faixa, a preferência é do pedestre, então eu chamo atenção para que os motoristas que farão a conversão livre à direita fiquem atentos, reduzam a velocidade, antes de chegar na faixa e deem preferência para quem vai atravessar a pé”, concluiu o secretário.