EDUCAÇÃO – SEMECT abre I Seminário Virtual “Aliança pela Infância” na Semana Mundial do Brincar
A abertura do I Seminário Virtual “Aliança pela Infância” da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) foi realizada na manhã dessa quarta-feira (09), no Centro Educacional Infantil Vila Arias, dentro da Semana Mundial do Brincar, que este ano traz como tema “Casinhas da Infância”, e como lema “Educação Infantil – um mundo de janelas abertas”. O I Seminário Virtual “Aliança pela Infância” acontece até esta sexta-feira (11).
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (SEMECT) e a Coordenação Municipal de Educação Infantil, o seminário está proporcionando um momento de experiências incríveis com palestrantes que estão abordando sobre os cuidados com a promoção da infância de forma saudável.
“A SEMECT convida a todos os internautas a experienciar esse momento ímpar da educação em Caxias. Hoje, o nosso papel enquanto Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é articular parcerias. Queremos dizer para vocês que é tão natural para as crianças, o amor e a beleza, e é por isso que nós acreditamos na força da educação, quero declarar aberto este trabalho, e, desde já agradeço e parabenizo a todos”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).
Neste primeiro dia, o I Seminário contou com a participação de palestrantes que colaboraram com o compartilhamento de informações que são basilares no trabalho diário dos profissionais da educação. Na mesa redonda, com o tema “Aliança pela Infância e a importância da Semana Mundial do Brincar”, o Profº Dr. Roberto Mauro Gurgel, destacou sobre o Plano Nacional pela Primeira Infância PNPI (Políticas Públicas Municipais para a 1ª Infância).
“Uma coisa que eu acho importante, é que os poderes públicos possam atender esta pasta com dignidade, porque no marco legal procura ver a criança na sua totalidade”, disse Roberto Mauro Gurgel, professor
O professor Vital Didonet, lembrou que sem uma infância sadia a sociedade tem grandes perdas. Por esse motivo, é importante valorizar esse momento da vida. “Se a criança não brinca, ela é um mini adulto. Se a criança tem que trabalhar muito cedo, deixou de ser criança e deixou de brincar. Brincando ela vive aquilo que a gente caracteriza como infância, a idade da descoberta, do aprender, do abrir-se para o mundo, de descobrir as coisas e criar. A sociedade não tem sustentabilidade se não incluir as crianças como cidadãos e sujeitos na saúde, na educação e na redução das desigualdades”, lembra Vital Didonet, professor.
Na Roda de Conversa com o tema “O brincar de 0 a 5 anos”, a médica pediatra, Luara Amarante Feitosa destacou sobre a rotina de atendimentos dela tanto no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), quanto em consultório.
“Os professores são os meus olhos no dia a dia das crianças. O brincar contribui em tudo na vida. Uma criança que brinca ela também vai se comunicar, tem autonomia, decide brincadeiras e ordenação de filas, a criança toma conta da situação. E, nós como profissionais da educação temos que ter a consciência de que o brincar, não é só brincadeira, serve para a resolução de conflitos, tem o mediador. Ou seja, o brincar não é só a parte recreativa, tem também a parte de aprendizado da criança”, frisa a pediatra Luara Amarante Feitosa, Médica Pediatra.