Nessa sexta-feira (11), o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins e a coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Lima, visitaram a nova sede do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado). A nova instalação tem como objetivo melhorar o atendimento dos pacientes que utilizam o serviço do CTA/SAE.

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Martins, falou sobre a nova instalação do CTA/SAE. “Essa é uma instalação própria, que ao longo do tempo podemos fazer a melhor adaptação possível e dar o melhor atendimento. Lembrando que nós somos sede da regional, atendemos aqui também outros municípios pertencentes à regional de Caxias. Queremos proporcionar a todos os nossos pacientes e desses municípios o melhor atendimento possível. Também percebo a animosidade da nossa equipe, no atendimento e na melhoria que está sendo proporcionada por conta de termos uma instalação própria e já ajustada para esse tipo de atendimento. Então, é mais um avanço do processo de estruturar a Secretaria de Saúde para o melhor atendimento a nossa comunidade”, frisou.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza uma média de 600 atendimentos mensais, entre paciente de Caxias e região. O serviço de Atendimento Especializado (SAE) possui uma média mensal de 375 atendimentos. Dentre os serviços prestados pelo CTA/SAE estão: Testagem e aconselhamento, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Profilaxia pós exposição (PEP) para acidente de trabalho com material biológico e perfuro cortante, violência sexual, exposição sexual. Palestras, vacinas, exame de PPD, distribuições de insumos preservativos e gel lubrificante. Além de consultas médicas e de enfermagem para pacientes infectados por doenças sexualmente transmissíveis, triagem de pacientes, visitas hospitalares e domiciliar, acolhimentos, distribuição de fórmula láctea infantil para as mães de soro positivo, e distribuição de medicamentos antirretrovirais.

O CTA/SAE também conta com uma equipe multiprofissional como infectologista, clínico geral, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, administrativo, psicólogo e fisioterapeuta.

A coordenadora do CTA/SAE, Kelma Bezerra, explicou o funcionamento da unidade. “Os serviços ofertados pela manhã são os do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a tarde os do SAE (Serviço de Atendimento Especializado). No CTA nós fazemos a testagem, oferecemos quatro testes, de sífilis, hepatites virais (B e C) e o teste de HIV, temos aconselhamentos, palestras e oferecemos vários outros serviços. À tarde, no serviço do SAE, nós oferecemos o tratamento e acompanhamento das pessoas que vierem positivar. Temos todo esse aparato para podermos acompanhar esses pacientes, para que eles possam restabelecer a sua saúde e ter maior qualidade de vida”, disse.

A nova instalação do CTA/SAE está localizada na Rua Santo Antônio, SN, Campo de Belém (próximo à escola Paulo Freire).