O primeiro “Arraial da Vacinação” contra covid-19 foi realizado nesse sábado (12) em Caxias. A ação foi promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do estado. O Arraial também contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, que disponibilizou músicos para acompanhar o evento e levar o clima junino ao local da vacinação.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, esteve presente no evento e falou sobre a importância de vacinar o maior número de pessoas. “A gente tem percebido que é a pura verdade que o município que imuniza seu povo, que vacina a sua população, ele receberá muito mais doses. O município de Caxias tem cumprido todas as suas metas, e isso é importante. Hoje fizemos nosso arraial da vacinação, serão mais de 6.000 pessoas vacinadas. O público presente acredita que somente através da vacinação, nós iremos vencer essa batalha”, destacou.

Carlos Alberto Martins, Secretário Municipal de Saúde, destacou as parcerias feitas para acelerar o processo de vacinação no município. “Queremos lembrar a população, que em especial esse mês de junho, estaremos fazendo um arraial diferente, aonde se depender do município de Caxias, do prefeito e da Secretaria de Saúde, nós estaremos fazendo inserções de processo de vacinação, como esse que está acontecendo aqui hoje. Esse é o primeiro arraial, mas outros arraiais no sentido de fortificar o nosso processo de vacinação. E, a parceria para nós é um ponto fundamental, nós não conseguiríamos alavancar esse processo se nós não estivéssemos firmando grandes parcerias com o governo do estado, com grupos de interesses e, inclusive, fazendo o melhor com as nossas equipes”, disse.

Veronica Aragão, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, falou sobre a adesão do público e a iniciativa da Prefeitura de Caxias. “Um dia realmente especial, essa iniciativa da Prefeitura de Caxias de fazer esse arraial em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos tendo o que esperávamos um público muito bom. Recebemos 6.700 doses, que chegaram ontem, e já está sendo disponibilizada. Mobilizamos toda equipe da atenção primaria e da vigilância epidemiológica para ajudar, e o público está comparecendo”, disse.

“Nesse mês de junho, infelizmente não podemos fazer a festa junina que todo mundo aprecia, que todo mundo gosta, justamente pelo fato de estarmos no meio de uma pandemia. Mas, decidimos fazer um arraial de vacinação, que é tão importante para vencermos esse vírus”, destacou Amanda Gentil.

Luciene Belmiro, que tomou a primeira dose falou sobre a importância de tomar a vacina. “Estava com medo, mas estava ansiosa para tomar essa vacina. A gente que lida com o público já tinha que já ter tomado”, disse.

José da Silva tomou a primeira dose da vacina contra covid-19 e falou da expectativa que tinha para se imunizar. “Esperei demais, estava apressado por esse momento, porque estava precisando tomar essa dose para aliviar consequências maiores dessa doença. Estamos aqui no dia 12 de setembro para tomar a segunda dose, com fé em Deus”, finalizou.