A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT) Ana Célia Damasceno, recebeu na manhã desta segunda-feira (14), um Kit Pedagógico e Acervo de Literatura Maranhense e Brasileira. A ação do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Caxias faz parte de ações de regime de colaboração. A solenidade aconteceu no auditório do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação Joãozinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís.

A ação visa contribuir com o fortalecimento da aprendizagem de estudantes das redes municipais, por intermédio de espaços de leitura em 100 municípios maranhenses. Nesta primeira etapa, os municípios que estão sendo contemplados são: São José de Ribamar, Caxias, Timon, Presidente Vargas, Arari, Bacabal, Viana, Jenipapo dos Vieiras, Santa Quitéria e Açailândia.

O Kit é composto por uma caixa com acervo de literatura maranhense (100 livros); acervo com literatura brasileira, com quatro estantes e quatro caixas de livros (144 livros). Cada município também receberá o kit aluno, constituído por 25 caixas com 300 kits individuais, contendo: três cadernos, um grafite, quatro canetas (azul, vermelha e preta), duas caixas de pontas de grafite, uma calculadora com pilha e uma régua.

“Estou recebendo um novo acervo para as salas de leitura e o nosso Projeto de Leitura Girassol, além do acervo de Literatura Brasileira e Maranhense, e kits para estudantes. Nossos agradecimentos especiais vão para Governo do Estado e ao Secretário Estadual de Educação Felipe Camarão. E, olha quem nós encontramos nesse acervo, o nosso querido Wilson Marques”, disse Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

A secretária Ana Célia Damasceno destacou que esta é uma importante contribuição para o acervo literário das salas de leitura das escolas municipais e o Projeto Girassol de Leitura (Projeto de Caxias). A coleção das obras da Literatura Brasileira e Maranhense como Clara dos Anjos, Macunaíma, Iracema, Os Lusíadas, e Camões, fazem parte desse grandioso acervo que está sendo doado aos municípios maranhenses dentro do programa Escola Digna.

“Professor Dr. Felipe Camarão, Secretário Estadual de Educação, ao assinalar o programa Escola Digna, desde a estrutura das escolas no que tange ao financiamento de novos prédios, como ocorrido em Caxias, agora nos legou um precioso acervo, além de kits para nossos estudantes. Nesse sentido, traduzo aqui em nome do Prefeito Fábio Gentil, nossos agradecimentos e congratulações ao Governo do Estado, liderado por Flavio Dino, ao Secretário Estadual de Educação Dr. Felipe Camarão, por seu trabalho e serviços prestados à educação maranhense, a qual se destaca no cenário estadual e nacional, por suas qualidades pessoais e profissionais” afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias.