A vacinação contra a covid-19 para a população em geral, a partir dos 45 anos, começa a ser administrada em Caxias (MA), nesta terça-feira (15). Além disso, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos e os demais grupos, seguem com a vacinação normalmente. O prefeito Fábio Gentil também reforça o convite.

“Hoje eu quero agradecer aos profissionais de saúde pelo Arraial da Vacinação. Hoje eu quero dar uma nova notícia para Caxias. Amanhã, dia 15, nós estaremos vacinando o público em geral a partir dos 45 anos de idade. Isso mostra o compromisso que nós temos com a população de Caxias e com a saúde pública. Convido você para que juntos possamos vencer essa batalha”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Nesta segunda-feira (14), a procura também foi expressiva. Durante as últimas semanas de vacinação, o município conseguiu atingir um grande número de pessoas vacinadas, aplicando 63.784 doses, das 73.732 que foram entregues à gestão municipal.

No último sábado (12), a Prefeitura realizou o primeiro “Arraial da Vacinação” contra a  covid-19, com 1.091 pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante no município.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, falou sobre o processo de vacinação no município. “Aquele outro público, que ainda ficou remanescente, como os mototaxistas e taxistas, pessoas que trabalham com transporte coletivo, e todas as categorias que ainda não se vacinaram estão sendo atendidos também”, disse.

Além disso, a coordenadora também ressaltou a importância das gestantes e puérperas a tomarem o imunizante contra a  covid-19. “Na gravidez no que se refere a covid-19, a pessoa fica mais suscetível a ter a doença. Então, por isso, essa preocupação do Ministério da Saúde de estar enviando a vacina da Pfizer, que é uma vacina diferenciada, uma vacina muito boa, é praticamente sem efeitos colaterais relatados e que está sendo destinada só para esse público, que precisa ser protegido”, frisou.

Para cada um desse grupos se imunizar é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF ou cartão do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência. Para as pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, também é necessário apresentar cópia de comprovante que demonstre pertencer ao grupo (receita ou relatórios médicos), e para gestante e puérperas é necessário apresentar a caderneta de gestante ou o registro do bebê.

A imunização está acontecendo, de segunda a sábado, das 8h às 17h, no Ginásio João Castelo e de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Caxias Shopping (somente drive thru). E exclusivamente para gestante e puérperas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede do SESI/SENAI.